Comece a criar o seu logótipo

Os 10 Melhores Logos de Viagem e Como Criar o Seu Com a Nossa Ferramenta de Logos

Publicado: 24/02/2021

Viajar supostamente é para ser algo divertido e empolgante, é fácil aproveitar a paixão natural por aventura das pessoas…. então por quê tantos logos de viagens são chatos? Se você tiver uma empresa de viagens, você deve ter um logo que reflita a emoção e empolgação da indústria para estimular o espírito aventureiro dos consumidores. A questão é, como você cria um logo de viagens desses se você não possui experiência em design de logos? 


Neste guia nós explicamos como criar um logo de viagens você mesmo, começando por uma análise dos 10 melhores logos de viagens para você se inspirar. Nós vamos explicar o que as grandes agências de viagens fazem certo em seus logos, e então vamos dar conselhos práticos que marcas pequenas poderão utilizar em seus próprios designs.

 

1. O logo da Lufthansa

 

Logotipo da Lufthansa

 

A companhia aérea alemã Lufthansa possui um ótimo logo para começarmos; eles seguem diversas das regras tradicionais para logos de viagens. Para iniciantes, eles utilizam um emblemático pássaro como seu símbolo — pássaros, aviões e outros objetos voadores são escolhas comuns porque eles representam a liberdade de ir à qualquer lugar (sem mencionar que viajar muitas vezes inclui voar). 


Não é apenas o iconográfico pássaro, mas também o estilo que ele foi desenhado. A Lufthansa faz bom uso de linhas paralelas repetidas, que como explicamos em nosso guia de como utilizar formas em design de logos, denota estabilidade e confiança.


Com empresas de viagens, essas linhas paralelas muitas vezes são utilizadas para mostrar movimento em imagens estáticas, passando a sensação de que o pássaro está voando para longe. Muitas linhas paralelas, como aquelas no nome da empresa podem fazer o logo parecer muito rígido ou formal.


A Lufthansa contorna isso ao moldurar o pássaro em um círculo para tornar a imagem mais suave e mais casual.


 
2. O logo do Airbnb

 

Logotipo Airbnb
 
Um dos logos mais fáceis de ser reconhecidos em qualquer indústria, a Airbnb combina vários princípios do design gráfico para criar um logo simples, porém relevante. A utilização de curvas e círculos faz com que o logo pareça casual e divertido, uma boa escolha para aliviar o medo para uma marca que convida pessoas para se hospedar na casa de estranhos.


Esse estilo casual é intensificado pelo coração de ponta cabeça, o coração é universalmente reconhecido como um símbolo de paz e confiança. No entanto, um dos elementos mais inspiradores no logo da Airbnb é o símbolo de localização (no meio do coração). Apesar de não ser sempre evidente, essa forma oval com um ponto é associado a marcadores em mapas digitais, dando a entender que a marca é uma empresa da indústria de viagens, mesmo que o consumidor nunca tenha ouvido falar em Airbnb. 


3. O logo da Tripadvisor

 

Logotipo do tripé


A Tripadvisor é uma das marcas mais populares na indústria do turismo, apesar de eles não oferecerem transporte de longa distância ou acomodações. Por eles estarem mais no campo de conselhos e planejamento do que na viagem em si,eles podem experimentar uma técnica mais diversificada em seu logo que as outras marcas não podem.


Por exemplo, as corujas são geralmente utilizadas para logos de educação por causa de sua associação com inteligência. Porém, porque a Tripadvisor tem um pé no turismo e outro na educação, a coruja é perfeita para eles — como um pássaro, combina bem com logos de viagem. O uso excessivo de círculos faz com que o logo seja mais acessível, dando as boas vindas para novos usuários.

 

4. O logo da Expedia

 

Logotipo da Expedia


Aviões podem ser vistos como escolhas muito óbvias para logos de turismo, mas não há símbolo melhor para representar viagens aéreas —  ninguém irá questionar qual indústria a Expedia faz parte ao ver o seu logo. O que faz esse logo ótimo é a linha estendida que vem desde a cauda do avião: como as linhas repetidas da Lufthansa, a linha longa vindo da parte de trás do avião faz com que a imagem pareça que está se movendo para a frente, adicionando mais vida ao logo.


Assim como a Lufthansa, a Expedia possui um logo circular, o que faz a marca ser mais convidativa. Se você estiver familiarizado com a teoria das cores para design de logos,   você pode perceber sua escolha de cores. O azul escuro sugere capacidade e confiança, características necessárias para acalmar o medo de voar, enquanto o amarelo é o contraste perfeito, como explicamos em nosso guia de cores para design de logos.


5. O logo da Azul Linhas Aéreas

 

Logótipo azul

 

Aprender as regras do design de logos é crucial, da mesma maneira que aprender quando quebrá-las. A companhia aérea brasileira Azul sai das práticas comuns para design de logos de viagem, mas o faz de uma forma que funciona.


Como podemos perceber, o logo da é bastante angular, com linhas retas e pontas afiadas. Essas técnicas de design geralmente são reservadas para marcas mais sérias e profissionais — elas representam autoridade e estabilidade, arriscando o aspecto amigável.


No entanto, a Azul ameniza o autoritarismo de duas formas. Primeiro, ela utiliza cores vibrantes contrastando com tons pastel, o que causa uma aparência divertida e caprichosa que equilibra as coisas. O logo também possui um visual criativo e único - o mapa do Brasil reimaginado em um sonho cubista. Esse visual ajuda para que as pessoas não apenas se lembrem da marca, mas também associa com a sua área geográfica de operação principal.

 

6. O logo da Budget Yatra

 

Logotipo do yatra do orçamento

 

Da mesma forma que a Budget Yatra oferece serviços acessíveis para viajantes com um orçamento reduzido, o logo deles pega as técnicas tradicionais de logos de viagens e dá um aspecto “barato” nelas. Essa é um caminho um pouco arriscado de se andar - todo mundo quer uma empresa de viagens com custos baixos, porém ninguém quer uma empresa “barata” — Mas a Budget Yatra faz isso com graciosidade.


Eles utilizam uma versão “mais simples” de um aivão, um de papel. Eles optaram por um visual simples e atraente com linhas mínimas e sem muitos detalhes. Além do mais, a cor de contraste, o laranja, é associado a preço baixo e produtos baratos; claramente o designer deles fez uma boa pesquisa.

 

7. O logo da Velvet Escape

 

Fuga de veludo


Como um blog de viagens, a Velvet Escape possui critérios diferentes comparando com outras empresas de viagens, como companhias aéreas ou agências de viagens. Eles se aproveitam dessa liberdade com cores verdes e imagens de meio ambiente — apelando para viajantes mais jovens e fãs do eco-turismo.


Mas a Velvet Escape ainda quer que as pessoas saibam a qual indústria eles pertencem, então eles mantém alguns aspectos de um logo de viagens. O logo deles possui a imagem de um pássaro, uma imagem comunmente utilizada em logos de viagem, e eles adicionam uma longa linha para trás, mostrando movimento (assim como a Expedia). O que eles fazem muito bem é misturar todos esses elementos - a linha do vôo do pássaro conectada com as asas que funcionam como as marcas em uma folha, criando um logo memorável que os leitores reconhecem.


8. O logo da Garuda Indonesia

 

Garuda indonésia


Nós já mencionamos as tendências de utilizar pássaros e linhas paralelas repetidas em logos de viagem, mas o logo da Garuda Indonesia exemplifica ambos aspectos com perfeição. A maneira que o logo inteiro se completa realmente enfatiza a dinâmica e o movimento da imagem, principalmente da forma com que as linhas ficam mais finas do lado esquerdo. 


É também importante mencionarmos o uso de curvas - os elementos mais notáveis são arredondados e circulares, fazendo com que a marca pareça divertida. Até o bico do pássaros e os olhos “brabos" são levemente arredondados nos cantos, para evitar que o logo fique com um visual agressivo.  A escolha das cores, ambas nuances claras e escuras de azul ajudam a marca a parecer amigável e profissionalmente respeitada.


9. O logo da Anywhere We Roam

 

Onde quer que vagueiemos, o logotipo


Outro blog de viagens, o Anywhere We Roam parece ter se inspirado no logo da Airbnb. Eles também utilizam um marcador de mapas sutil em sua imagem principal. Uma dica para quem visualiza o logo sobre qual indústria eles estão inseridos. Diferentemente da Airbnb, eles incluem o ponto no centro, para não deixar nenhuma dúvida que de fato a imagem é um marcador de localização em mapas.


Apesar de que logos em preto e branco tendem a parecer mais sérios do que os coloridos, o logo da Anywhere We Roam mantém um visual leve com os pés bonitinhos com seus dedos. Seu estilo único de pegadas não apenas representa a indústria de viagens para quem chega, ele também deixa uma impressão duradoura na mente de seus leitores.


10. O logo da Cathay Pacific

 

Logotipo da Cathay pacific


Por último, nós temos um dos logos de viagem de maior sucesso, um que demonstra algumas das melhores técnicas de design para esta indústria. A Cathay utiliza a imagem de um pássaro e repetidas linhas paralelas como os outros logos de viagem, mas eles fazem isso de uma maneira completamente única e original. É até de se questionar se aquela imagem é mesmo um pássaro — e esse mistério faz com que o logo seja mais memorável ainda.


Esse é o objetivo de todo o design de logos, não apenas logos de viagem — utilizar todas as técnicas de design, mas de uma forma nunca feita antes. Se você conseguir fazer isso, você terá um logo de viagem que se parece com o da Cathay Pacific. 

 

3 Dicas de Experts para Criar um Logo de Viagem


O que você aprendeu com os melhores logos de viagem acima? Aqui vão as 3 melhores dicas para você ter em mente ao criar o seu logo de viagem.

 

1. Imagens de vôo


Logos não são compostos apenas de cores divertidas e mascotes - logos são ferramentas de comunicação para que qualquer pessoa entenda em que área você está operando. Essencialmente, seu logo é uma propaganda rápida, explicando quem você é e o que você faz. 


Então para logos de viagem, você vai querer utilizar imagens de vôo para indicar que você está na indústria do turismo (mesmo que você não seja uma companhia aérea, como os blogs de viagem acima). Os dois ícones mais comuns são aviões e pássaros, mas existem diversas opções destes para que você consiga manter sua originalidade.


Sempre considere que tipo de marca você quer ter antes de escolher seu estilo de imagem. Por exemplo, a Tripadvisor quer passar uma imagem educacional e culta, então eles utilizam uma coruja — ainda é um pássaro, mas um pássaro específico para a identidade de marca deles. Da mesma forma, a Budget Travel utiliza um avião de papel porque eles são uma empresa que oferece serviços baratos — ainda é um avião, mas em um estilo que mostra os objetivos do negócio deles.


2. Círculos e curvas


Dependendo de quem você perguntar, viajar pode ser assustador e causar nervosismo — especialmente se involver viagem aérea. Para ajudar a aliviar esses medos, muitos logos de viagem incorporam estilos visuais que relaxam, como cores pastel, imagens fofas e círculos e curvas.


Como explicamos em nosso guia de formas para logos, círculos e curvas criam uma aparência amigável e divertida. Por os olhos naturalmente seguirem linhas, formas circulares e onduladas geram um aspecto de diversão, ao contrário de linhas retas e pontas afiadas, que trazem um aspecto sério ao logo.

 

Nós vemos muitos logos de viagem utilizarem círculos e curvas para amenizar os medos e ajudar os clientes a se sentirem mais a vontade. Viajar supostamente é para ser divertido e descontraído - uma atividade recreacional - então muitas companhias de viagem pensam nisso ao criar o visual de seus logos. 


3. Utilize Linhas para Mostrar Movimento


Uma técnica retirada diretamente das revistas em quadrinhos, muitos logos de viagem utilizam linhas para “enganar" nossos olhos a enxergarem movimento em uma imagem estática. Como mencionado acima, os olhos humanos seguem linhas, e esse movimento de olhos pode ser manipulado para fazer com que a imagem pareça mais “viva". 


Para logos de viagens, essa técnica possui duas modalidades. A primeira é com linhas paralelas; o uso de múltiplas linhas paralelas indo na mesma direção sugere que o objeto está em movimento, como se ele criasse uma mancha borrada, como em fotos de objetos em movimento.


A segunda é o uso de uma linha apenas, mas feita de uma forma que chama atenção. Tanto no logo da Expedia quanto no logo da Velvet Escape, a linha de “rastro” é muito mais longa que as outras linhas, fazendo com que ela se destaque. A vantagem dessa técnica é que você pode fazer o que quiser: uma linha reta e longa faz com que a imagem pareça estar indo mais rápido e mais longe, mas uma linha muito ondulada ou circular faz com que o objeto pareça estar dançando ou se divertindo.


Independente da modalidade que você utilizar, certifique-se de que você colocou a linha atrás do objeto para que pareça que ele está se movimento para a frente. Coloque as linhas para indicar onde o objeto esteve, não aonde ele está indo.

 

Como Criar um Logo de Viagens com a Ferramenta de Logos

 

Logomarca da Logogenie

 

Agora que você já possui uma idéia do que um logo de viagens eficiente deve ter, a pergunta é, como você cria um? Essencialmente você possui duas opções: contratar um designer ou fazê-lo você mesmo. As duas opções têm as suas vantagens e desvantagens, vamos examiná-las individualmente.

 

Contratando um  Designer

 

Designers profissionais conhecem todas as dicas e técnicas que mencionamos acima e muito mais. Quando você contrata um designer, freelancer ou companhia, você está contratando não só o tempo deles, mas o conhecimento. 
 
O problema é que nenhum designer talentoso trabalha de graça. A maior desvantagem de contratar um designer é o custo - designers talentosos cobram centenas ou até mesmo milhares de dólares para criar um logo. 
 
As vezes você consegue achar alternativas mais baratas em sites como o Fiverr, mas esses sites possuem uma reputação ruim de não entregarem o que eles prometem. Existem diversos ex-usuários do Fiverr que se sentem que foram trapaceados . O padrão da indústria para um design de logo é aproximadamente $200, então se alguém lhe cobrar $5, desconfie.
 
Além do mais, mesmo que você tenha o dinheiro sobrando, pode ser difícil de encontrar o designer certo para você. Design gráfico é uma área criativa, existem milhares de estilos diferente para se escolher. Você precisa se certificar que encontrou um designer que entende sua visão e tenha a capacidade de trazê-la à vida, e isso pode levar tempo.

 

Crie o Seu Logo Você Mesmo


 
Se você não possui dinheiro sobrando em seu orçamento para um logo, não se desespere. Enquanto antigamente você teria opções limitadas, hoje em dia a tecnologia avançou e todos podem ter acesso a ferramentas de criação de logos como a Logogenie.
 
Em nossa era digital, softwares de design são menos sobre conhecimentos técnicos e mais sobre suas idéias criativas. Você não precisa ser o mestre das pinceladas ou do sombreamento a lápis - você não precisa nem possuir mãos firmes. Com ferramentas de logos, tudo que você precisa é ter uma idéia.
 
A Logogenie, e outras ferramentas de design, utilizam templates para fazer o processo ser fácil e rápido, até para principiantes. Primeiro, selecione a indústria no menu.
 
Nós categorizamos nossos templates pelas necessidades e demandas das indústrias principais, então encontrar a sua é o primeiro passo. Nosso algoritmo irá então gerar opções para você escolher.
 
Apenas selecione um e comece a editar. Você poderá customizar cada template da maneira que quiser, personalizando suas escolhas para:

- Imagens Principais
- Nome da empresa e slogan
- Fonte e tipografia
- Esquema de cores
- Tamanhos de texto e imagens
- Colocação de texto e imagens
- Adicionando novos ícones
- Sobreposição (colocando algumas imagens em fronte de outras)

 
Você pode escolher entre mais de 200 ícones em nossa biblioteca interna. Uma rápida olhada mostra que há diversas opções como mencionamos acima, incluindo folhas em arco-íris, brasões e escudos, livros, chapéus de formatura, e mais.
 
 
Ao utilizar uma ferramenta faça você mesmo como a Logogenie, você pode criar um logo de nível profissional em apenas alguns minutos. Ao finalizar, você pode comprar todas as permissões e licenças comerciais por $24.90, o que lhe garante o seu logo para sempre.
 
Enquanto os templates funcionam bem para marinheiros de primeira viagem, você obterá melhores resultados se você tiver algum conhecimento de design gráfico de antemão. Continue lendo o nosso blog para dicas de design, diretamente de designers experts.

 

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