Comece a criar o seu logótipo

Os 10 Melhores Logos Esportivos e Como Criar o Seu

Publicado: 20/08/2020


Como nas faixas de guerra de antigamente, o seu logo esportivo convoca fãs em todos os lugares, antes e depois da partida. Logos de esporte possuem mais responsabilidades do que logos de negócios — eles estão presentes nas camisetas dos jogares, campos, placares e muitos outros lugares. Em outras palavras, o que faz um bom logo esportivo é muito mais do que um animal bravo (apesar de isso ser um ótimo começo). 
 
 
Você não precisa ter o orçamento dos Yankees para ter um logo esportivo que provoca arrepios na espinha de seus adversários. Nesse artigo nós vamos explicar como criar o logo esportivo perfeito. Vamos começar examinando os 10 melhores logos de times profissionais e que dicas de experts em design podemos aprender com eles.
 


 
Os 10 Melhores Logos Esportivos

 


Dallas Cowboys


 

O logo do Dallas Cowboys é considerado por muitos  o melhor logo esportivo de todos os tempos, e nós estamos inclinados em concordar. O seu sucesso se dá em parte pela sua simplicidade — é apenas uma estrela, sem floreios e em apenas uma cor. Não é nem uma estrela estilizada, é mera e basicamente uma estrela tradicional.
 
Utilizar um elemento comum para esportes funciona bem porque fica fácil de se identificar o uniforme mesmo à distancia. A simplicidade também garante que outros elementos chamem atenção, como a cor nas pontas da estrela. A consistência de cor é importante para o branding e o azul do Cowboys é fácil de identificar. As pontas afiadas da estrela são muito boas para logos de esportes porque elas são o que podemos chamar de formas agressivas, como iremos explicar abaixo.

Há também o contorno, justando todos os elementos. Primeiramente, isso faz com que o logo do Cowboys se destaque entre os outros logos co estrelas que vemos por aí. Por exemplo, o da Heineken. Isso também faz com que prestamos mais atenção às pontas da estrela e funciona como uma boa moldura. Colocando todos esses elementos juntos, incluindo o visual agradável da estrela perfeitamente simétrica, e você tem um logo que funciona para branding e esportes profissionais.


 
Charlotte Hornets

 

 
Da mesma forma que o logo do Cowboys, o logo do Charlotte Hornets também se aproveita dos ângulos afiados. O ferrão está em evidência (e perfeitamente centralizado simetricamente), mas as asas também são um pouco afiadas, e as letras e as antenas também.
 
Nós também podemos ver o elemento recorrente em logos esportivos, o logo do animal furioso. Uma estratégia comum em logos de esportes para “assustar” os oponentes é usar imagens agressivas (como as pontas afiadas), então animais ameaçadores — até mesmo pequenas vespas — são uma escolha popular. As sobrancelhas acima de seus olhos são curvadas para fazê-la parecer ainda mais agressiva, um truque usado em desenho.
 


Los Angeles Angels

 


Por ajudar no reconhecimento, trocadilhos visuais são muito populares em logos de todos os tipos. A auréola no A dos Angels não é apenas por charme, ela diz exatamente qual o time que ela representa. (comparado com o A do Atlanta Braves, por exemplo). 
 
Mas até os Angels não resistiram às pontas afiadas e eles também adicionaram algumas nas letras para uma pequena nuance de intimidação. Além do mais, percebe os dois tons de vermelho na letras A do logo — esse pequeno detalhe adiciona profundidade e torna o visual mais interessante sem complicar muito o design.


 
Inter de Milão

 

 
Logos de esportes não são feitos apenas de pontas afiadas e animais agressivo. O Inter de Milão  (tecnicamente Football Club Internazionale Milano, o que  é representado pelas letras F, C, I, e M no logo) possui um logo que se parece mais com o de uma empresa do que de um time esportivo.

Ele funciona, em parte por causa de suas linhas verticais repetidas, que representam autoridade e prosperidade ao fazer com que os olhos movam-se para cima e para baixo. Os ângulos pontiagudos e linhas retas representam força e estabilidade - boas características para um time esportivo - enquanto que a borda circular traz aspectos de união e coletividade, que são importantes nos esportes europeus.

 

Detroit Red Wings

 


 

O logo do Detroit Red Wings é bastante diferente dos outros logos esportivos, e é isso que faz com que ele seja tão genial. Para propósitos de branding, é ótimo ter um logo que se destaque - ele chama atenção e aumenta a memorabilidade, ideal para o reconhecimento de marca. Uma asa bizarra, um pneu vermelho-sangue, o logo do Red Wings certamente consegue esse destaque.

 
Também há muitas outras coisas acontecendo nesse logo visualmente que o faz ser um ótimo logo esportivo. O vermelho forte é uma cor revigorante e uma escolha poderosa. Além do mais, esse logo possui muito mais detalhes e realismo que a maioria dos logos, como os detalhes da asa e o raio da roda. É verdade falar que esses detalhes são difíceis de serem notados da arquibancada, mas o logo funciona porque possui uma forma distinta e é possível de ser reconhecido à distância.

 

E não se esqueça dos ângulos afiados, desta vez nas pontas das asas.
 

 

Buffalo Bills


 
Além do animal ameaçador e da cor vermelha, o logo do Buffalo Bills possui alguns elementos únicos. A linha reta quase horizontal na frente dos chifres, destacada em vermelho, dá a impressão de movimento rápido para a frente — uma técnica usada em quadrinhos. No contexto de um búfalo, faz com que o mascote do Bills pareça estar atacando para a frente.
 
Perceba também como o detalhamento é feito com os espaços vazios, ao invés de adicionar cores extras ou linhas. Isso adiciona simplicidade ao logo e mantém o nosso foco nos elementos mais importantes. Mesmo que discreto, o logo também possui ângulos afiados , no caso das pontas dos pelos, cascos e chifres. 
 
 


AFC Ajax 


  
O logo do Amsterdam Football Club Ajax, ou AFC Ajax, sofreu mudanças ao longo dos anos, mas a versão atual é a mais notável. Ele utiliza-se da simplicidade para criar algo detalhado, quase que paradoxicamente. De perto nós vemos os detalhes do herói grego Ajax, mas ele ainda é reconhecível de longe.
 
A moldura com diversas linhas é uma grande sacada, adicionando um ar de notoriedade. O uso do preto e vermelho, as duas cores mais agressivas, são equilibradas pelos espaços em branco.
 
 


Green Bay Packers

 


 
Assim como o Inter de Milão, o Green Bay Packers utiliza um logo tipográfico ao invés de um mascote ameaçador. A repetição de círculos e formas circulares — a base verde, o contorno amarelo e as curvas do G — dão forte ênfase ao sentimento de união e companheirismo, e curiosamente, os Packers são reconhecidos por sua forte base de fãs como os “cheeseheads” (cabeças de queijo).
 
Logos tipográficos no esporte são muito bons para reconhecimento de marca se você conseguir fazer com que eles sejam visualmente interessantes. Porque é um logo esportivo, o verde foi escurecido para um tom mais forte e menos amigável.
 


Winnipeg Jets

 

 

Um time profissional relativamente novo, o Winnipeg Jets possui um logo que foi desenvolvido magistralmente. Temas comuns que já vimos anteriormente incluem o sombreamento em dois tons, molduras circulares e diversas pontas e ângulos afiados. A beleza desse logo está em como eles combinam todos esses elementos em um deslumbrante design.
 
Esse logo também demostra perfeitamente as vantagens da simetria em logos. Apenas o sombreamento muda da esquerda para a direita mas isso adiciona um visual dinâmico. O corte pontiagudo em uma das molduras circulares, no topo, funciona muito bem para chamar atenção dos espectadores.
 


 
Chicago Bulls

 


 
 
Por último temos aqui o logo do Chicago Bulls, exemplificando muito bem os truques utilizados em logos esportivos. O mascote ameaçador parece ser particularmente bravo com as linhas pretas e grossas dando ênfase à sobrancelha. O vermelho vivo é predominante, e o preto faz com que o logo seja ainda mais forte.
 
Como em muitos logos esportivos, o ponto focal está nos ângulos pontiagudos. Em destaque estão os chifres do touro, acentuado com os detalhes em vermelho, enquanto que outras partes do logo - as orelhas e o focinho - também possuem ângulos afiados.
 


Como Criar o Seu Logo Esportivo: 3 Dicas de Experts


 
 
Após analisar 10 dos melhores logos esportivos, podemos perceber algumas das técnicas de design. Você pode utilizar as três dicas abaixo para fazer com que seu logo esportivo esteja a nível profissional.


 
Mascotes Agressivos


 
 
Alguns times se saem bem com logos tipográficos, mas a maioria prefere um animal furioso. Nomes de times de esporte e mascotes tendem a ser animais grandes e/ou predatórios, ou pelo menos agressivos, como uma pequena vespa.
 
Mas o seu animal não precisa ser assustador, como os pássaros do cardeal do MLB Cardinals,  Blue Jays e do Oriole. Você pode usar técnicas de design para fazê-los parecer mais imponentes. Por exemplo, adicionar ângulos afiados ou sobrancelhas arqueadas irá fazer seu mascote um pouco mais ameaçador - uma ótima dica se o seu time já possui um nome um pouco desfavorável.

 

Ângulos afiados


 
 
Como pudemos ver, diversos times utilizam ângulos pontiagudos em seus logos. Você pode ver que não é por acidente, se entender o fluxo visual. Basicamente, os olhos humanos instintivamente seguem linhas: linhas retas fazem com que os olhos movam-se mais depressa em uma direção, criando um senso de direção e velocidade, enquanto curvas e linhas circulares fazem com que nossos olhos “dancem”, criando um senso de diversão.
 
Ângulos afiados fazem com que os olhos movam-se depressa, uma combinação de duas linhas retas indo em direções opostas. Eles interrompem o fluxo visual propositalmente, fazendo com que seus olhar mude de direção abruptamente. Esse efeito dissonante faz com que a imagem pareça mais imponente e poderosa.
 
Além do campo dos esportes, esta técnica é usada em outra indústria que valoriza agressão - bandas de metal. Apenas visualize o logo do Metallica.


 
Molduras Cirulares


 
Contrastando diretamente com os ângulos afiados, a moldura circular causa o efeito contrário: acalma e conforta a audiência. Porque um círculo nunca termina, os olhos ficam vendo e revendo a imagem diversas vezes, criando um senso de integridade ao mesmo tempo que puxando-os em um efeito redemoinho.
 
Comum nos esportes, as molduras circulares talvez causem um contra-efeito à agressividade de um time, mas elas servem ara um diferente objetivo: criar senso de comunidade. Círculos representam solidariedade e união, duas características das torcidas esportivas. A moldura circular no esporte serve tanto para atrair novos fãs quanto para unir esses indivíduos.


 
Como Criar um Logo Esportivo 


 
 
Agora que você tem uma idéia de que componentes devem fazer parte de um logo de esportes eficiente, a questão é, como criar um? Essencialmente você tem duas opções: contratar um designer ou criar seu logo você mesmo. As duas opções possuem seus próprios méritos e desvantagens, vamos analisá-las individualmente.


 
Contratando um Designer


 
 
Designers profissionais conhecem de cor as dicas, truques e técnicas que mencionamos acima. Quando você contrata um designer, seja ele freelancer ou uma agencia, você está comprando a expertise além do tempo do profissional. 
 
O problema é que nenhum designer talentoso trabalha de graça. A maior desvantagem em contratar um profissional é o custo — designer competentes cobram centenas de dólares para criar um logo.

As vezes você consegue encontrar alternativas mais em conta em sites como o Fiverr, porém estes sites possuem uma reputação baixa em entregar o que prometem, existem diversos ex-usuários de Fiverr que se sentiram roubados. O padrão da indústria para um design de logo é$200, então se alguém estiver cobrando $5, você deve desconfiar.
 
Mesmo que você tenha o dinheiro sobrando, pode ser difícil de encontrar o designer perfeito para você. Design gráfico é um campo criativo e existem diversos estilos artísticos para se escolher. Você precisa se certificar que está contratando um designer que entende a sua visão e é capaz de trazê-la à vida, porém isso pode tomar tempo.
 


Criando o Seu Próprio Logo

 


 Se você não possui dinheiro sobrando em seu orçamento para um logo, não se desespere. Enquanto antigamente você teria opções limitadas, hoje em dia a tecnologia avançou e todos podem ter acesso a ferramentas de criação de logos como a Logogenie.
 
Em nossa era digital, softwares de design são menos sobre conhecimentos técnicos e mais sobre suas idéias criativas. Você não precisa ser o mestre das pinceladas ou do sombreamento a lápis - você não precisa nem possuir mãos firmes. Com ferramentas de logos, tudo que você precisa é ter uma idéia.
 
A Logogenie, e outras ferramentas de design, utilizam templates para fazer o processo ser fácil e rápido, até para principiantes. Primeiro, selecione a indústria no menu.
 
 
Nós categorizamos nossos templates pelas necessidades e demandas das indústrias principais, então encontrar a sua é o primeiro passo. Nosso algoritmo irá então gerar opções para você escolher.
 
 
Apenas selecione um e comece a editar. Você poderá customizar cada template da maneira que quiser, personalizando suas escolhas para:

 

- Imagens Principais
- Nome da empresa e slogan
- Fonte e tipografia
- Esquema de cores
- Tamanhos de texto e imagens
- Colocação de texto e imagens
- Adicionando novos ícones
- Sobreposição (colocando algumas imagens em fronte de outras)


 
Você pode escolher entre mais de 200 ícones em nossa biblioteca interna. Uma rápida olhada mostra que há diversas opções como mencionamos acima, incluindo folhas em arco-íris, brasões e escudos, livros, chapéus de formatura, e mais.
 
 
Ao utilizar uma ferramenta faça você mesmo como a Logogenie, você pode criar um logo de nível profissional em apenas alguns minutos. Ao finalizar, você pode comprar todas as permissões e licenças comerciais por $24.90, o que lhe garante o seu logo para sempre.
 
Enquanto os templates funcionam bem para marinheiros de primeira viagem, você obterá melhores resultados se você tiver algum conhecimento de design gráfico de antemão. Continue lendo o nosso blog para dicas de design, diretamente de designers experts.

 

 

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