Comece a criar o seu logótipo

10 Melhores logos para educação e como criar o seu próprio

Publicado: 22/06/2020

 

Apesar de geralmente considerarmos a industria da educação altruística, escolas e companhias educacionais também utilizam estratégias de branding para influenciar em suas reputações. A verdade e que o branding educacional é tão tradicional quanto virar noites estudando para terminar trabalhos de faculdade. No fim das contas, a maioria das escolas já possuem slogans, mascotes e esquema de cores estabelecidos. Tudo o que eles precisam é de um belo logo para completer o pacote.


Sorte a sua, você não precisa ser a Ivy league para conseguir criar um logo de alta qualidade. Mesmo que voce seja uma pré-escola, um centro de estudos para adultos ou uma startup educacional, voce ainda poderá ter um logo que comunique o que você faz e também deixe as pessoas com vontade de se matricular, comprar e aprender. 


Neste guia iremos explorar os melhores logos educacionais e de escolas, e explicar o que os faz serem os melhores, com lições que voce poderá utilizer para criar o seu logo. Nos também vamos explicar como voce poderá criar um logo nota A+ sozinho, sem nenhuma experiência como designer, e poupar centenas de dólares! 


 
10 Melhores logos de Escolas e Educação 


De universidades bilionárias a cursos online para adultos, essa lista mostra alguns dos logos educacionais mais eficientes – e discute o que os faz serem tão eficientes.

 


1. Notre Dame College


 


O logo do Notre Dame não é apenas um dos logos educacionais mais famosos, mas também um dos logos mais famosos em geral. Apesar desse não ser o logo oficial com o brasão nem o mascot “Fighting Irish”, O famoso ND e ainda o emblema mais comum e mais famoso.


No design de logo, emblemas que utilizam as iniciais — tipicamente conectadas — são chamados “monogramas.” Esse estilo e mais sofisticado que os logos pictogramas, especialmente se utilizada uma fonte serif como a Notre Dame faz. Ao mesmo tempo, monogramas permitem criatividade e designs divertidos, sendo um meio-termo entre o casual e o profissional.


 Um dos aspectos chave do monograma da Notre Dame é que ele alterna cores primarias e secundarias – as vezes e dourado com contorno azul, em outras e azul com contorno dourado. De qualquer maneira, as cores oficiais azul e dourada estão sempre presente, uma vez que consistência é crucial. Essas duas variações no design abrem diversas portas para a colocação do logo, porque existem duas opções de cores e pode-se escolher qual combina melhor e aonde. 


2. Peak Education


 


Nos focando agora em um negócio local, a Peak Education é uma agencia de tutores de ensino medio. 
 
Para iniciantes, a montanha e trabalhada para ser um “P”, um exemplo perfeito de utilização de associação de imagens, nesse caso a montanha se associa a “peak” (pico). Esse tipo de jogo com palavras e imagens é ideal para reconhecimento de nomes e ajuda as pessoas a se lembrarem de sua marca mesmo depois de muito tempo sem ver o seu logo. 
 
A montanha também possui um bom design. É simples, apenas um triângulo dividido em dois, mas o uso das cores e a forma como se conecta com o “P” faz o design ser agradável de olhar. O uso das cores gradientes também adicionam uma atenção extra, especialmente a nuance em roxo que combina bem com o azul escuro. 
 
Por último, a letra A do nome é em rosa brilhante, novamente uma ótima utilização de cores. Além de combinar bem com o azul escuro e o roxo, faz com que o logo seja mais dinâmico e mais fácil de ser reconhecido. 

 

3. Origin Code Academy 

 

Da mesma forma que a Peak Education usa a montanha no logo deles, a Origin Code Academy utiliza também a associação de imagens— mas eles elevam o jogo para um outro nível. 
 
Para companhias especializadas em educação e escolas, é vital que seja comunicada que especialização esta sendo oferecida. Aspirantes a programadores — aqueles que estão interessados em escolas de programação — irão reconhecer os símbolos de codificação  < e > no logo, uma dica simples para atraí-los. 
 
Forçar sinais visuais não é o suficiente para um logo ser bom. A Origin Code Academy faz isso de uma maneira astuta, combinando os símbolos com outra referência acadêmica, o chapéu de formatura. O logo passa a informação necessária, que e uma escola para programadores, mas o faz de uma forma divertida, fazendo com que o logo seja lembrado da próxima vez que voce pensar em aprender programação. 
 


4. Duolingo
 


Nos limites da indústria da educação, aplicativos de aprendizado de idiomas tem conquistador seu espaço em meio a estudantes de línguas tanto sérios quanto casuais. Um dos mais antigos e mais famosos é o Duolingo, com sua coruja verde que ficou tao popular que se tornou um meme.
 
O branding do Duolingo se posiciona entre as áreas da tecnologia e da educação, eles se superaram com a coruja. No aspecto da tecnologia, o “design plano” e atual com os aplicativos da concorrência, ao mesmo tempo que utilizar o símbolo intelectual de uma coruja remete ao aspecto educacional.
 
Perceba as cores vibrantes e grandes olhos que ela possui, ambos chamam atenção de um public mais relaxado e jovem. Isso remove a seriedade de aprender outro idioma e atria alunos sem compromisso, jogadores de video games, dois dos mais fortes nichos da Duolingo. 
 


5. Smith School 

 


A Smith School é uma pequena escola particular em New York, ela passa longe de ter um orçamento grande como as universidades internacionais e aplicativos mundialmente famosos. No entanto, isso não impede que ela possua um logo top de linha.
 
Primeiro, o logo demostra os efeitos de círculos e curvas no design gráfico. Curvas são visualmente mais divertidas e convidativas que linhas retas, então logos circulares se apresentam como mais calorosos e amigáveis. Os tons pasteis adicionam a esse efeito, criando uma impressão que essa escola é calma e gentil. 
 
Além disso, os círculos criam formas significativas do nascer do sol e folha. Esses elementos aturais também fazem com que a escola pareça ser mais acessível e propõe associações com crescimento pessoal através da planta crescendo e “ um novo dia”. 


 
6. Baton Rouge International School 
 

 

Outro uso excelente de imagens, a Baton Rouge International School mostra um logo em forma de globo que expressa suas aspirações como uma escola international. O logo também brinca com a nossa mente com efeitos visuais da maneira com que as faixas se conectam, fazendo com que seja agradável de se olhar. 
 
A utilização de cores e importante também de ser mencionada, elas são brilhantes (bom para crianças), mas o design se foca no azul claro, uma escolha popular porque passa confiança. Ao mesmo tempo, para evitar ficar chato, eles também adicionam um ótimo brilho aos gráficos, adicionando profundidade ao globo. 
 
Importante também mencionar que eles esmaeceram as palavras “Baton Rouge” para dar mais ênfase às palavras em escuro, “International School”. Essa é uma das técnicas favoritas dos designers gráficos para dar mais importância para algumas palavras sobre outras.
 


7. From Sounds to Spelling 
 

 
A From Sounds to Spelling é outra escola especializada, ela foca em leitura e fonética (informação adicionada ao logo, para pessoas que não conhecem saber desde o inicio).
 
Essa escola utiliza alguns temas educacionais em seu logo com sucesso, tais como imagens de árvores, crianças e cores vibrantes. De fato, o uso das cores é particularmente notável, utilizando dois tipos de verdes para maior estimulação visual, mas criando uma estrutura sólida com o cinza escuro e preto claro. 
 
O que funciona melhor são as imagens. Utilizar as letras como folhas na arvore pode ser abstrato e experimental, mas é um risco que vale a pena. De alguma forma, combinando com as crianças brincando fica claro que essa escola ajuda crianças com suas habilidades de leitura. — e julgando pelo logo, elas ficam muitos mais felizes por isso.
 


8. Advanced Trainings 

 


Aqui está mais uma escola especializada que incorpora sua especialidade em seu logo. Advanced Trainings é um recurso educacional para terapeutas massagistas (eles também precisam de educação!), oferecendo cursos presenciais, online e terceirizados. 
 
Eles não apenas adicionaram a massagem ao logo deles com a imagem da mão, mas o estilo artístico. Nós mencionamos acima que curvas atraem nossos olhos, a espiral então cria um efeito quase que hipnótico. 
 
A imagem é composta por pequenos círculos, o que adiciona um clima divertido e amigável. As cores quentes (amarelo e laranja) intensificam o efeito e o produto final tem uma influência ponderosa com a utilização de todos esses elementos. 
 


9. The Outdoor 

 


 
Cores são importantes para os logos de educação. Aqueles que são direcionados para alunos jovens se beneficiam com variedade. A The Outdoor compreende bem isso com suas folhas de arco-íris, complementadas por letras coloridas na parte de baixo. 
 
Esse logo e bastante similar ao da From Sounds to Spelling, e por uma boa razão: os dois utilizam as melhores práticas para logos educacionais, como imagens de arvores e crianças, e os dois utilizam cores vibrantes com uma silhueta escura.
 
A grande diferença é as cores, que a Outdoor usa muito bem. A diversidade de cores da árvore é muito mais que apenas diversão para nossos olhos — elas fazem com que o serviço oferecido pareça ser divertido, um ponto de venda essencial para pais e crianças. Ao adicionar cores as silhuetas das crianças, a capa e o laço, o logo chama atenção para elas e não permite que as crianças fiquem perdidas no plano de fundo. 
 


10. University of Texas 
 


Por último, o logo da Universidade do Texas pode ser simples, mas essa simplicidade é um de seus pontos fortes. 
 
A vaca de chifres longos é o mascote dos times esportivos da universidade, os “Longhorns”. Brincando com conotações de caubóis e rebanhos , a escolha da vaca como logo remete a cultura texana, que naturalmente atria muitos aplicantes texanos.
 
Alguns talvez digam que as cores são brandas, porém considerando que o laranja é a cor dominante da escola, é uma escolha inteligente. Especialmente para universidades tão conectadas com o esporte, motivar alunos e ex-alunos é essencial — dar prioridade à uma única cor ajuda a unificar a base, por exemplo, dá algo para as pessoas vestirem para mostrarem o seu suporte.
 

 

Como Criar o Seu Próprio Logo de Educação: 6 Dicas de Experts no Assunto


 
Que lições você deve levar dos 10 logos de educação acima? Que conselhos voce deve utilizer ao desenvolver o seu próprio logo? Siga essas 6 dicas abaixo, recomendadas por designers experts no assunto.

 

Cores vibrantes para crianças, cores sóbrias para adultos.

 


 
Se seu public alvo é crianças e estudantes, arco-íris de cores vibrantes mas sua escola (ou serviço) pareça mais divertido. Diversão e uma prioridade para crianças pequenas, mas também é um atrativo para seus pais e guardiões, que desejam que suas crianças se divirtam ao aprender. É por isso que logos que tem crianças como publico alvo geralmente possuem cores vibrantes. 
 
No entanto, para alunos mais velhos, a “diversão” não é um fator tão atrativo. Se seu público alvo é adultos, eles irão estar mais preocupados com a qualidade, a proficiência e a confiança, que são melhores representadas com cores mais sérias e escuras
 
Voce sempre deve escolher as suas cores de acordo com o seu publico alvo. Cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) em tonalidades mais brilhantes funcionam melhor para atrair alunos jovens, e cores mais frias (azul claro, azul escuro, roxo) funcionam melhor para alunos mais velhos. Da mesma maneira, crianças dão preferência para muitas cores diferentes, enquanto adultos respondem a logos simples com um ou dois tons. 
 


Escudos e Brasões Dão Autenticidade
 


Instituições acadêmicas, principalmente universidades, possuem uma longa e rica história — algumas das quais, como a Harvard University, são mais antigas que o seu próprio pais! História e tradição podem ser pontos de venda valiosos para alguns nichos de mercado, como aqueles que dão prioridade a autenticidade e confiança. 
 
Enquanto que sua escolha ou empresa provavelmente não existe desde a Idade Média, você ainda pode utilizar esses temas e iconografia para dar um visual mais “tradicional" à sua marca. Por exemplo, brasões são a melhor opção, uma vez que eles costumavam ser os logos. 
 
Sinta-se livre para se divertir com eles. Enquanto que um brasão autêntico possui espadas e louros, você pode "atualizar", o seu com elementos modernos, como desenhos bobos, por diversão. 
 


Imagem Intelectual
 


Como mencionamos acima, usar associação de imagens é um ponto forte nos logos de educação. O objetivo é comunicar instantaneamente o que a sua empresa oferece, para que mesmo que as pessoas vejam o seu logo por apenas um segundo elas entendam o que você faz. Para isso, utilizar imagens é mais eficaz que palavras — 1000 vezes mais eficaz, como diz o ditado. 
 
Você pode comunicar com mais clareza se utilizar ícones associados com educação, escolas ou intelectualismo em geral. Ao mesmo tempo que isso varia em regiões e culturas, a maioria desses símbolos são:
 
- Livros
- Materiais escritos
-  Corujas
- Chapéus de formatura
- Lápis
- Microscópios

 
A idéia é que se as pessoas vêem uma coruja ou um livro no seu logo elas vão automaticamente associar com educação. Esse reconhecimento que dura meio segundo é mais eficaz que qualquer palavra que você decida usar para esclarecer o que você faz, então escolha bem as suas imagens .
 


Imagens de Árvores Para Crescimento

 
Outra imagem comum em logos de educação é a árvore — não porque ela simboliza aprendizagem, mas porque simboliza crescimento. 
 
Imagens de árvores são um pouco mais indiretas, mas poderosas. Crescimento é o coração da educação; estudantes começam sabendo apenas um pouquinho e terminam sabendo muito. Em vez de demonstrar isso usando palavras, utilizar a imagem de uma árvore é mais poético e age no subconsciente, passando a mesma mensagem.
 
Também há o fator que crianças brincam ao redor de árvores, outra associação útil. Como é mostrado em dois dos melhores logos educacionais que mostramos acima,  é fácil de se criar uma cena sentimental ao redor da imagem de uma árvore, sem mencionar as oportunidades artísticas, como as folhas arco-íris da The Outdoor.  

 
Mascotes Esportivos
 


O branding de esportes é um universo diferente do branding educacional, mas para algumas escolas os dois são a mesma coisa. Se sua empresa de educação possui um time esportivo que faz parte de sua identidade, você talvez precise andar na corda banda com o seu branding. 
 
O melhor meio termo é utilizar o mascote, uma vez que ele supre as duas necessidades. O logo Longhorn da University of Texas é um grande exemplo. Por um lado a vaca representa diretamente o time deles, chamado Longhorns, e o visual da vaca de chifres longos representa um time agressivo.
 
Ao mesmo tempo, o logo não é extremamente agressivo como a maior parte dos mascotes esportivos. É apenas uma vaca, então ainda funciona para logos de outras indústrias. Ao utilizar o laranja do uniforme do time nas cores da escola eles mantém a consistência da marca e encoraja novos alunos e graduados.
 


Inclua Especializações
 


Se você possui uma escola especializada como a Advanced Training ou a Origin Code Academy acima, é crucial que você comunique o que você está oferecendo. Outras marcas de educação podem comunicar para o público em geral, mas escolas com especialidades precisam ir uma milha além para conquistar seu nicho específico. 
 
Você pode conquistar isso através da junção do seu logo com texto, mas comunicar isso visualmente é mais eficiente. Como a Origin Code Academy faz, tente pensar em uma maneira inteligente de utilizar imagens para comunicar a sua especialização. Por exemplo, uma escola de marcenaria pode utilizar um castor vestindo um chapéu de formatura. Essa é a sua chance de ser criativo! 
 


Como Criar um Logo de Educação
 


Agora que você já tem uma idéia do que é eficaz em um logo educacional, a pergunta é, como criar um? Essencialmente você tem duas opções: contratar um designer gráfico ou fazê-lo você mesmo. As duas opções possuem vantagens e desvantagens, vamos explorá-las individualmente. 

 

Contratar um Designer
 


Designers profissionais conhecem todas as dicas e técnicas que mencionamos acima e muito mais. Quando você contrata um designer, freelancer ou companhia, você está contratando não só o tempo deles, mas o conhecimento. 
 
O problema é que nenhum designer talentoso trabalha de graça. A maior desvantagem de contratar um designer é o custo - designers talentosos cobram centenas ou até mesmo milhares de dólares para criar um logo. 
 
As vezes você consegue achar alternativas mais baratas em sites como o Fiverr, mas esses sites possuem uma reputação ruim de não entregarem o que eles prometem. Existem diversos ex-usuários do Fiverr que se sentem que foram trapaceados . O padrão da indústria para um design de logo é aproximadamente $200, então se alguém lhe cobrar $5, desconfie.
 
Além do mais, mesmo que você tenha o dinheiro sobrando, pode ser difícil de encontrar o designer certo para você. Design gráfico é uma área criativa, existem milhares de estilos diferente para se escolher. Você precisa se certificar que encontrou um designer que entende sua visão e tenha a capacidade de trazê-la à vida, e isso pode levar tempo.
 


Crie o Seu Próprio Logo 
 
 


Se você não tem o dinheiro sobrando no orçamento para um logo, não se desespere. Enquanto antigamente você teria opções limitadas, hoje em dia a tecnologia avançou e praticamente qualquer um pode criar seu próprio logo utilizando ferramentas online de design de logos como a logogenie. 
 
Nessa nossa era digital, softwares de design necessitam menos de habilidades e mais da sua criatividade. Você não precisa ser um expert em sombreamento ou pintura - você nem precisa ter mãos firmes. Com as ferramentas digitais, tudo o que você precisa é ter uma idéia.
 
A Logogenie, e outras ferramentas online, utilizam templates para tornar o processo fácil e rápido, mesmo para iniciantes. Primeiro você seleciona a indústria. 

Nosso algoritmo irá então mostrar as melhores escolhas para a sua indústria, no caso escolas e educação. 

Simplesmente escolha o que você preferir e comece a editar. Você pode customizar cada template da maneira que desejar, personalizando suas escolhas para: 
 
- Imagens principais
- Nome da empresa e slogan
- Fonte e tipografia
- Paleta de cores
- Tamanho de texto e imagens
- Posicionamento de texto e imagens
- Adicionando novos ícones
- Camadas (sobrepondo imagens)

 
Você pode  escolher entre mais de 200 ícones da nossa coleção. Uma olhada rápida mostra que existem diversas imagens intelectuais como as que mencionamos acima, como árvores com folhas de arco-íris, brasões, livros, chapéus de graduação, e mais.
 
 
Utilizando uma ferramenta faça você mesmo como a logogenie, você pode criar um logo profissional em minutos. Quando você terminar você pode comprar as permissões e licença comercial por $24.90, o que garante que você tenha o seu logo para sempre. 
 
Ao mesmo tempo que utilizar templates funciona bem para iniciantes, você obtém melhores resultados se você pesquisar alguns conceitos básicos do design gráfico antes. Continue pesquisando em nosso blog para dicas de design dada por experts no assunto.

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