Não importa o ramo de negócios, ter um site atraente e funcional é essencial nos dias de hoje. Afinal, a concorrência está mais acirrada do que nunca, em parte devido à pandemia de 2020 que nos forçou a transferir nossas vidas para a Internet. Os proprietários de empresas hoje precisam elevar seu jogo e investir mais esforço na construção de sua presença online, incluindo o uso de aplicativos de mensagens para negócios, como o WhatsApp Business.
Felizmente, fazer isso nunca foi tão fácil. As inúmeras ferramentas e tutoriais disponíveis hoje simplificaram o processo. Todos os proprietários de empresas, mesmo aqueles sem experiência em codificação, agora têm a capacidade de criar seu próprio espaço online profissional.
O processo de criação de um site inevitavelmente começa com um plano de hospedagem e um nome de domínio. Depois de cuidar disso, você precisará organizar e estilizar seu site, garantindo que funcione impecavelmente no caminho. Por fim, se você deseja atrair clientes, também terá que enriquecê-lo com conteúdo valioso e relevante, além de promovê-lo e construir sua classificação. Você deseja criar uma boa seção de comércio eletrônico se estiver procurando vender produtos online e um bom sistema de contabilidade.
Escolhendo um Nome de Domínio para seu site
Seu nome de domínio é a base do seu negócio online. Também é uma das primeiras coisas que seus visitantes vão olhar, então escolha com sabedoria. O nome de domínio deve idealmente ser o nome da sua empresa, mas nem sempre é possível. Verifique a disponibilidade dos nomes potenciais e variações para garantir que sejam completamente únicos.
O domínio de nível superior (TLD) é o sufixo após o nome de domínio. Caso o nome da sua empresa não esteja disponível como um domínio .com, considere outras extensões mais específicas. Por exemplo, você pode usar TLDs localizados (.nyc, .io, .ru, .de, etc.) ou outros (.co, .law, .store, .agency, etc.).
Independentemente do que você escolher, certifique-se de que seu nome de domínio seja curto, simples, cativante e memorável. Além disso, evite usar números e caracteres especiais (como hífens).
Inscreva-se Para Hospedagem na Web
A hospedagem na web fornece o servidor que armazena os dados do seu site, permitindo que usuários da Internet em todo o mundo o vejam. Dado que o provedor de hospedagem e o plano que você escolher podem impactar a responsividade e a experiência do usuário do seu site, certifique-se de fazer sua pesquisa antes de fazer qualquer compra.
Embora a hospedagem compartilhada possa ser um bom ponto de partida para pequenas empresas, empresas maiores (com mais de 1.000 visitantes por dia) devem considerar um servidor dedicado ou um VPS. Embora mais caro, essa opção garantirá que seu site funcione da melhor forma, mesmo durante os horários de pico.
Recentemente, cada vez mais pessoas têm aproveitado a espetacular infraestrutura de Internet da Europa — altas velocidades e preços tentadoramente baixos. Para encontrar a opção mais adequada para o seu site, certifique-se de ler as avaliações das melhores empresas de hospedagem na Europa.
Projete Seu Site
Ao criar seu site, tenha em mente que ele precisa ter uma estrutura clara. Embora a simplicidade seja sempre bem-vinda, seu site deve conter várias páginas, cada uma com seu próprio propósito e sendo de uso prático para os visitantes, a melhor maneira de alcançar isso é criar um mapa visual do site para que você não se perca no caminho. Pense no que seus clientes podem estar procurando e tente fornecer essas informações.
Assim, além da página inicial, você pode querer que seu site apresente seções como Sobre Nós, Contato, FAQ, etc. Além disso, adicionar páginas de destino e CTAs certamente melhorará suas taxas de conversão.
Um dos erros mais comuns que os proprietários de empresas cometem é lotar várias serviços e links em uma única página de destino. Muitas opções podem confundir e sobrecarregar o visitante, fazendo com que você perca um potencial cliente. Portanto, cada serviço que você oferece deve ter sua própria página de destino. E se sua empresa opera em mais de uma localização, considere criar uma página de destino para cada uma delas.
Dado que cerca de metade de todo o tráfego na web vem de smartphones, seu site também precisa ter uma versão móvel igualmente atraente e responsiva. Para adicionar interesse visual adicional, você pode anexar algumas fotos e vídeos originais, otimizando-os para garantir que seu site permaneça rápido.
Falando em velocidade de carregamento, existem muitos fatores que podem afetá-la, sendo o principal geralmente o seu serviço de hospedagem. Portanto, tenha cuidado ao escolher um plano de hospedagem e empresa, optando de preferência por um provedor europeu.
Página Inicial
A primeira impressão dos visitantes dependerá da qualidade da sua página inicial. Como é a primeira coisa que o visitante encontra, a página inicial precisa capturar o interesse deles, explicando de forma concisa o que a empresa faz e como eles podem se beneficiar das informações apresentadas no site.
Não complique demais a página inicial e não inclua todos os detalhes sobre a empresa nela (para isso você tem outras páginas). Em vez disso, mantenha-a curta e simples, e termine com um CTA sólido.
Página de Destino
Às vezes, enviar um potencial cliente para uma página de destino em vez da página inicial é uma ideia muito mais inteligente. Assim como a página inicial, a página de destino também é uma ótima maneira de apresentar sua empresa, apenas em menos palavras e usando CTAs mais específicos.
Ainda assim, as páginas de destino devem ser coesas com o design do seu site, que já deve ter sido testado anteriormente. Nem todo estilo irá atrair seu público, então é importante tentar constantemente diferentes opções para determinar a mais bem-sucedida. Além disso, incorpore multimídia, ou seja, imagens, vídeos, gráficos em sua página de destino para chamar a atenção do visitante.
Blog
Assim como o restante do seu site, a seção do blog precisa ser fácil de navegar, mas também visualmente atraente. Use diferentes mídias em suas postagens de blog para transmitir sua mensagem, garantindo que esteja otimizado para a velocidade máxima de carregamento da página.
Além de parecer bom, seu blog também deve conter informações valiosas, precisas e relevantes que os leitores realmente tenham utilidade e queiram ler. Por exemplo, publique guias detalhados de como fazer, vídeos instrucionais e dicas úteis relacionadas aos seus serviços. Certifique-se de publicar conteúdo evergreen e atualizar todo o conteúdo existente que pareça antigo ou sem graça.
Logotipo e Elementos Visuais
Logotipos são inevitáveis para sites de negócios, pois têm o poder de dizer tudo sem dizer uma palavra. Um logotipo profissional e cativante representa um senso de honra e integridade. Além disso, define os valores de uma marca sem declarar um texto longo. Ele desperta confiança e conexão entre uma marca e os clientes. Da mesma forma, o logotipo é a maneira perfeita de atrair seu público-alvo. Você pode simplesmente dizer que um logotipo é um elemento que ajuda as pessoas a reconhecer uma marca. Portanto, um site de negócios online precisa ter um logotipo atraente e elementos visuais cativantes para captar a atenção das pessoas. Esses elementos visuais atraentes darão origem ao apelo do seu site e melhorarão sua aparência. A assistência de um criador de logotipos é vital para criar um logotipo envolvente para o seu site empresarial. Você pode criar um logotipo que defina o propósito do seu negócio e funcione como um identificador para sua plataforma online.
Crie uma Marca e Mantenha-se Firme
Depois de escolher um design que você sinta que melhor representa seu negócio, você deve permanecer consistente com ele em todos os aspectos de marketing.
Aqui estão algumas vantagens de uma marca consistente:
Ajuda a transmitir sua mensagem de marca
Contribui para a credibilidade e autenticidade da sua marca
Dá aos seus clientes uma sensação de familiaridade e os convida a confiar em sua marca
Estimula a fidelidade à marca
Ter um estilo, ou seja, um logotipo exclusivo e esquema de cores associado ao nome da sua marca pode torná-lo mais comercializável. Não tenha medo de exibi-los sempre que possível — em anúncios, postagens em redes sociais, marketing offline, uniformes de funcionários, mercadorias, etc. Se você precisar de ajuda com a marca ou a criação de um logotipo memorável, recomendamos usar uma ferramenta como o LogoGenie.
Os clientes geralmente usam vários canais para interagir com sua empresa e fazer compras. Portanto, certifique-se de que sua marca permaneça a mesma em todos os canais e plataformas.
Além disso, participe de eventos e colabore com marcas que compartilham os mesmos valores e missão que sua marca. Isso a fortalecerá ainda mais.
Implemente SEO On-Page
Para melhorar sua classificação nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs) e, assim, sua visibilidade, você deve otimizar seu site. Aqui estão alguns métodos comuns de SEO que você pode experimentar:
Tags de Título
Crie um título adequado com 70 caracteres ou menos para cada página da web para informar aos usuários sobre o que se trata ao navegar pelas páginas de pesquisa. Certifique-se de incluir o nome da empresa/marca, bem como palavras-chave específicas para o conteúdo da página.
Descrição Meta
A descrição meta está localizada abaixo da tag de título. Assim como o título, ela deve dar aos usuários uma ideia do que encontrarão em sua página, apenas em mais palavras (até 150 caracteres). Como também aparece nos SERPs, a descrição meta deve conter a palavra-chave principal também.
Links Internos
Embora backlinks sejam importantes para construir sua autoridade com os mecanismos de busca, os links internos podem ajudá-los a ter uma melhor compreensão do conteúdo do seu site. Portanto, certifique-se de adicionar links apropriados para outras páginas úteis em seu site.
Tags de Cabeçalho
Divida seu conteúdo em seções usando tags de cabeçalho (
Nome da Imagem e Texto ALT
Ao adicionar imagens ao seu site, certifique-se de dar a elas um nome e uma tag ALT adequados. Não se esqueça de incorporar a palavra-chave para facilitar a identificação e uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa de imagens.
Texto em Negrito
Destaque palavras e frases cruciais em seu conteúdo em negrito para enfatizar e chamar a atenção do leitor para elas. Isso também ajudará os mecanismos de busca a determinar o que é importante. No entanto, tenha cuidado para não exagerar e usar demais as palavras-chave, pois isso pode ser desanimador para alguns leitores.
Aplicar SEO Off-Page
Se você deseja aumentar o tráfego orgânico para seu site, é necessário entender a diferença entre SEO On-page e Off-page e como fazê-los funcionar juntos. Você precisa dominar ambos se quiser ter sucesso em seus esforços de marketing.
Fatores externos desempenham um papel significativo na determinação das classificações nos mecanismos de busca e na visibilidade. O objetivo do SEO Off-page é aumentar a autoridade e a confiança de um site, concentrando-se nesses fatores, que incluem a construção de links, mídias sociais e criação de conteúdo.
Um dos principais aspectos do SEO Off-page é a construção de links. Construir links de sites respeitáveis é essencial para ter uma boa classificação. Mesmo que seu site esteja perfeitamente otimizado, ele não terá classificação a menos que haja links externos apontando para ele.
Quando você pratica o SEO Off-page, constrói links de sites respeitáveis, ganha muitos seguidores nas redes sociais e se torna reconhecido como um especialista em sua área, o Google perceberá e suas classificações melhorarão.
É por isso que o SEO Off-Page deve ser uma parte crucial de cada campanha de SEO e nunca deve ser negligenciado ou ignorado.
Expanda para as Redes Sociais
Como você deve saber, todo mundo e sua mãe estão nas redes sociais hoje em dia, geralmente usando várias plataformas ao mesmo tempo. Para aumentar sua visibilidade na Internet, alcançar seu público e se conectar com eles por meio de vários canais. Além disso, poste em seu site conteúdo compartilhável que seus clientes possam comentar e promover em seus perf