Atraindo investidores com uma apresentação

- Publicado: 08/08/2018

Apresentar o seu negócio para investidores é uma parte crucial para levantar fundos. Investidores tomam decisões se baseando no conteúdo e informação que você apresenta e na forma que você os apresenta. O conteúdo - tanto o material quanto a apresentação visual - precisa ser conciso, eficiente e atrativo. Hoje você vai aprender as regras de ouro de uma apresentação inovadora em PowerPoint para atrair seus investidores.

 

Dica #1: Seja conciso

A primeira reunião com um investidor tipicamente dura entre 45 minutos e 1 hora. A sua apresentação não deve durar todo este tempo. Voce deverá usar entre 20 e 30 minutos para ela. O restante do tempo deverá ser utilizado para perguntas e respostas.

Quantos slides se deve incluir na apresentação? Diversos experts sugerem encaixar sua apresentação principal em 10 slides. No entanto, os slides não devem ficar sobrecarregados de informação. As fontes utilizadas não devem ser menores que 30, para manter a apresentação fácil de ler e distante de idéias muito densas.

 

Dica #2: Inicie a apresentação com a sua logomarca

A melhor maneira de iniciar uma apresentação é iniciá-la com o logo de sua empresa no primeiro slide. Ao criar seu logo, existem alguns pontos que você precisa levar em consideração:

 

    •       Seu logo deve representar o conceito de sua marca. Ele deve casar com o que você faz em estilo, paleta de cores e design. Além disso, seu logo deve ser compatível com o tipo de indústria que você está se inserindo e o tipo de negócio que você almeja.

    •       Você deve pensar bem a respeito das cores de seu logo. Para um logo mais tradicional, aprenda sobre a filosofia das cores e selecione alguns tons que combinem com a idéia de seu negócio. Se você procura um logo mais inovador e moderno, cores gradientes e arco-íris podem ser utilizadas para adicionar um pouco de criatividade à sua logomarca.

    •       Faça de seu logo o foco central do primeiro slide. Posicione-o no centro e arraste-o um pouco para a direita ou esquerda se achar necessário. Além disso, você poderá adicionar um logo em marca d’água no canto de cada slide de seu PowerPoint, para relembrar que companhia você está representando, durante toda a sua apresentação.

Hoje em dia não é mais necessário gastar muito dinheiro para desenvolver um logo para a sua marca. Existem diversas ferramentas que permitem que você crie sua logomarca com precisão e talento e sem tomar muito do seu tempo.

Por exemplo, a LogoGenie permite que você crie o seu logo online em um piscar de olhos. Na página deles você pode escolher um design pré-pronto que você goste e personalizá-lo utilizando um abrangente kit de ferramentas, e depois fazer o download do logo. Ele estará pronto para ser usado aonde quer que você deseje.

Comece a desenvolver o seu logo agora

 

Dica #3: Mantenha a sua apresentação básica

Para atrair investidores com a sua apresentação, você precisa expressar suas idéias e o que faz com que você seja único em seu campo de trabalho com clareza e eficiência. Devido as limitações de número de slides e tempo de apresentação, é sensato manter  a estrutura de sua apresentação simples para que você consiga conquistar os investidores. Aprender como fazer seu negócio crescer.

Aqui está a estrutura:

    •       Slide de Título: deve incluir o nome da empresa, o logo e o slogan (se você tiver um), seu nome, título e informações de contato.

    •       Problema: explique uma necessidade que os consumidores têm que não está sendo suprida propriamente.

    •       Solução: explique como o seu produto / serviço satisfaz as necessidades e soluciona o problema apresentado anteriormente.

    •       Modelo de Negócio: descreva de que forma você gerará lucro ao oferecer seu produto /  serviço.

    •       O segredo do sucesso: explique o que faz que seu negócio seja único. Por exemplo, qual é o ingrediente secreto que faz com que as pessoas queiram pagar para ter o seu serviço ou produto.

    •       Marketing e Vendas: promoções, canais de distribuição, sazonalidade, etc.

    •       Competição: mostre a sua competição e explique porque você é superior a eles.

    •       Time da gerência: mostre neste slide que você possui um time qualificado e com experiências relevantes.

    •       Projeções financeiras: detalhe suas necessidades de controle financeiro e apresente uma projeção para 3 e 5 anos.

    •       Dinâmica positiva e atratividade: este é o slide de fechamento, intendido para estimular os investidores a agir depressa e aproveitar a oportunidade.

De fato, criar uma apresentação de slides bem pensados do zero pode ser desgastante e levar tempo. Em vez disso, você pode usar modelos de PowerPoint que já possuam a quantidade certa de slides. Você só precisa adicionar as informações relevantes para a sua companhia, como no exemplo a seguir:

Modelo de PowerPoint Pitch Pro

 
 


 Com os modelos altamente profissionais da Pitch Pro, você vai poder utilizar em sua apresentação mais de 100 slides únicos, incluindo os desenvolvidos para apresentar seu negócio aos investidores. Mais notícias aqui.

 

Dica #4: Utilize infográficos

Ao fazer uma apresentação para investidores, você precisa ser o mais convincente possível. Para isso, é importante usar estatísticas. Para obter sucesso, tenha como recurso infográficos que exemplifiquem claramente os seus pontos e lhe ajudem a estabelecer as conexões lógicas necessárias.

Se você não é um expert em design e arte digital, você ainda assim poderá conseguir infográficos excelentes para a sua apresentação de PowerPoint, pois felizmente, você pode adquirir uma variedade de modelos pré-prontos que são simples de adaptar às necessidades de sua companhia. Este modelo é perfeito para negócios online.

Design de Infográficos de Negócios para PowerPoint




Deixe uma impressão duradoura com os modelos pré-prontos. São 186 modelos contendo infográficos miraculosos como Setas, SWOT, Pirâmide Pizza 3D, Linha do Tempo, Círculo, Árvore, Quebra-cabeças e outros.
 

 

Dica #5: Use fontes modernas & negrito

Lembre-se que você não pode saturar sua apresentação com informação. Isso faz com que seus argumentos sejam menos claros e menos compreensivos. Além disso, quanto mais informação em seus slides, menor a fonte que você precisa usar, deixando a apresentação ilegível.

Ao invés disso, use negrito e fontes modernas que estão em evidência neste ano. Se você decidir por usar um template pré-pronto, uma seleção de fontes pré-escolhidas estará disponível para você.

Tema de PowerPoint de Planejamento Urbano



O tema Planejamento Urbano é otimizado para criar uma apresentação marcante. Com fontes em negrito e contraste de fundo escuro e claro, esta apresentação se certifica que os slides que você apresenta são fáceis de assimilar e de serem lembrados. Encontre outros ótimos recursos aqui.
 

Dica #6: Faça escolhas inteligentes com as cores

A paleta de cores que você escolher determina o humor e a impressão geral de sua apresentação. Se você procura permanecer mais no lado dos experts, escolha tons pacíficos e cores mais sóbrias, como verde ou azul e branco:

Tema de PowerPoint Criativo Minimalista


Por outro lado, se você pretende impressionar os investidores com energia, criatividade e entusiasmo, escolha modelos modernos com cores vibrantes. Isso irá enfatizar suas idéias inovadoras e pensamento empreendedor. Por exemplo, confira o inspirador modelo Edge que casa vibração e cores tendências 2018 com layouts angulosos e geométricos.



Dica #7: Alta qualidade visual é fundamental

Pessoas lembram de imagens e fotos com mais facilidade do que de palavras. Por esta razão é muito importante utilizar imagens de alta qualidade e gráficos em sua apresentação. Sua apresentação deve estar em alta qualidade, pronta para ser mostrada em telas grandes, com pixels perfeitos.

Um grande número de modelos modernos de apresentações em PowerPoint lhe traz exatamente o que você precisa neste quesito. Se você quiser ver um exemplo, cheque o novo tema Pitch Deck abaixo:
 

 

Concluindo

Para conquistar o coração de seus investidores você deve oferecer uma apresentação concisa e altamente eficiente. Se você utilizar 10 slides estilosos, carregados de infográficos, fáceis de ler e bem ilustrados, você vai obter sucesso. Se você quiser uma criação de apresentação de PowerPoint estimulante, você pode simplesmente utilizar um modelo pré-pronto que irá impressionar seus investidores uma vez que você os preencha com o seu conteúdo.

 

Precisa de um logo para a sua apresentação? Comece a desenvolver o seu logo com logogenie.net.

 

Comece a desenvolver o seu logo agora

 

Veja os nossos outros artigos