Quanto mais lugares as pessoas veem sua marca, mais provável é que se lembrem de você. E quanto mais se lembram de você, mais provável é que continuem interagindo com sua marca e comprem seus serviços. Em resumo, a visibilidade da marca está positivamente ligada ao engajamento da marca e às vendas.
É por isso que você coloca tanto esforço em projetar o logotipo perfeito, certo? E em criar um site e perfis de mídia social que sejam ideais para sua marca? Esses são lugares onde as pessoas veem sua marca, mas não são os únicos lugares onde as pessoas veem sua marca. Sempre que um cliente recebe uma fatura sua, essa é uma oportunidade de mostrar a eles sua marca com um modelo de fatura personalizado. Se você vende ou envia bens tangíveis, as caixas, sacolas e até mesmo a embalagem interna que você usa são excelentes lugares para incorporar mais branding na transação. E todo documento, carta ou outra comunicação impressa que você envia pode alcançar o mesmo objetivo—branding claro—quando você o envia em uma folha de papel com um papel timbrado personalizado.
Embora possa parecer que estamos vivendo em um mundo completamente digital às vezes, a comunicação em papel não está morta. É como quando você faz anotações. Algumas pessoas preferem usar métodos online. Outras ainda usam o bom e velho bloco de notas personalizado com o logotipo da sua empresa que você pode realmente ver e sentir. Embora os tempos estejam mudando, é altamente improvável que nunca haja a necessidade de comunicação impressa de alguma forma. Portanto, se você deseja incorporar sua marca única em cada carta que envia, faça isso com um papel timbrado personalizado.
Adicionar papel timbrado personalizado à identidade da sua marca é uma maneira simples e econômica de realmente fortalecer sua marca. Com o Logogenie, você pode projetar um papel timbrado com a mesma interface simples de clicar e arrastar que você usou para criar seu logotipo. Temos muitas fontes e imagens para escolher, então o único limite para o seu modelo de papel timbrado é a sua imaginação. E aqui está a melhor parte: uma vez que você o projeta, está feito! Nós cuidamos da impressão e entrega, para que você não precise se preocupar em encontrar a gráfica certa e lidar com a logística sozinho. Porque é disso que se trata: lidar com todas as questões técnicas para que você possa se concentrar no design.
O que é um Papel Timbrado?
Você provavelmente já sabe o que é um papel timbrado, mas no caso de não ter certeza, aqui está: um papel timbrado é o cabeçalho no topo de uma folha de papel que lista informações sobre o remetente, como nome, endereço e número de telefone. Pense nele como o cabeçalho ou rodapé de uma página da web: é um marcador que deixa absolutamente claro quem escreveu e enviou o documento.
Um papel timbrado faz mais do que listar informações de contato, no entanto. Ele comunica a marca do remetente ao mostrar suas cores de marca, seu logotipo e quaisquer designs adicionais que mostrem quem são e do que se trata.
Como lemos documentos de cima para baixo, da esquerda para a direita, o papel timbrado é frequentemente a primeira coisa que vemos ao ler uma carta ou outro documento de comunicação impressa. O papel timbrado nos prepara para o conteúdo que virá a seguir fazendo uma rápida introdução.
Escolhendo o Design do seu Papel Timbrado
Criar papéis timbrados personalizados é bastante semelhante a criar logotipos personalizados. Com ambos, a primeira coisa que você precisa fazer é definir claramente sua marca. Defina-a respondendo a perguntas como:
Quem você é?
Que tipo de produto ou serviço você oferece?
Onde você se encaixa no seu mercado, em termos de preço?
Quem é seu público-alvo?
O que o diferencia de seus concorrentes?
Depois de ter respostas para essas perguntas, você tem uma persona básica da marca. O próximo passo na criação do seu modelo de papel timbrado (e seu logotipo, e o design do seu site, e até mesmo os uniformes que sua equipe usa) é descobrir como comunicar visualmente essa persona por meio de escolhas de design como sua paleta de cores, escolha de fonte e as formas em seu logotipo e branding. Já abordamos esses tópicos detalhadamente antes, então se você não está familiarizado com eles, reserve um tempo para aprender mais sobre branding visual agora.
Se você já projetou um logotipo personalizado e/ou outros ativos de marca, já tem uma identidade visual para trabalhar em seu modelo de papel timbrado personalizado. Tire proveito dessas cores, fontes e da aparência geral dos designs para desenvolver um papel timbrado que se encaixe perfeitamente ao lado de seus outros ativos de marca.
Mas talvez você não consiga replicar diretamente seu logotipo ou outro aspecto do seu design perfeitamente no papel. Por quê? Porque se seu logotipo e/ou outros ativos de marca foram criados para serem vistos em telas, eles podem não se traduzir facilmente para o papel. Existem algumas razões para isso acontecer:
O design do logotipo é muito intrincado para funcionar quando reduzido
Com um papel timbrado, você está lidando principalmente com papel de tamanho padrão (A4). Portanto, um logotipo grande e intrincado que parece incrível em destaque no cabeçalho do seu site ou ocupando um lugar proeminente em sua página de vendas pode não funcionar na impressão.
Felizmente, há uma solução para isso. Você pode criar uma versão simplificada do logotipo destinada especificamente para impressão. Muitas marcas têm várias versões de seus logotipos, cada uma destinada a um tipo específico de comunicação. Dê uma olhada em alguns exemplos:
Ao projetar um papel timbrado personalizado, tenha em mente o formato do papel em que será impresso. É o formato padrão do papel timbrado (e ei, se sua marca é conhecida por quebrar as regras e pensar fora da caixa, não precisa ser! Talvez você tenha uma barra lateral ou rodapé personalizado em vez disso!)
Portanto, desenvolva seu design com o formato do papel em mente. Você está projetando para um retângulo relativamente pequeno e não responsivo.
As cores do seu papel timbrado estão erradas
Você também deve lembrar que as cores são produzidas de forma diferente para impressão do que para digital. Os designs impressos usam um processo de coloração conhecido como CMYK, enquanto o digital usa um chamado RGB. Embora você possa replicar a maioria das cores ao passar de RGB para CMYK, pode haver algumas diferenças sutis entre elas e, por causa disso, você pode querer ajustar suas imagens para otimizá-las para impressão. Isso poderia significar escolher uma versão monocromática ou duocromática do seu logotipo para impressão e reservar sua versão colorida completa para o digital.
O que os Papéis Timbrados Personalizados Fazem para as Marcas?
Os papéis timbrados personalizados adicionam uma camada adicional de polimento às comunicações impressas de uma marca. Sejam faturas, comunicações gerais, comunicados de imprensa ou até mesmo apenas mensagens internas, um papel timbrado personalizado comunica "este é um documento oficial da empresa XYZ".
Pense na diferença entre receber uma fatura genérica e uma que o remetente dedicou tempo para personalizar com um modelo personalizado. A genérica parece muito menos profissional, certo? É o tipo de coisa que você esperaria de uma pequena startup ou de uma loja Etsy que é um hobby de uma pessoa, em vez de um negócio totalmente funcional. Muitas empresas também vão ao extremo de criar blocos de notas personalizados, canetas personalizadas, envelopes e muito mais.
Não há nada de errado em enviar mensagens sem papéis timbrados personalizados—às vezes é sua única opção, especialmente quando você está começando e tem um orçamento muito pequeno. Mas ao contrário, por exemplo, de um site codificado sob medida, um papel timbrado personalizado é um ativo de marca bastante econômico para investir desde cedo. E porque é tão barato, há uma tonelada de retorno rápido e fácil sobre seu investimento: projete um papel timbrado personalizado, imprima 500 folhas e pronto! Você instantaneamente elevou seu jogo de comunicações para o próximo nível.
Criando um Modelo de Papel Timbrado Personalizado
No Logogenie, oferecemos design de papel timbrado personalizado formatado para caber em páginas A4. Uma folha A4 mede 210 x 297 milímetros, ou 8 ¼ x 11 ¾ polegadas.
Antes de começar a projetar seu modelo de papel timbrado, dê uma olhada em outros papéis timbrados de marcas. Você pode até ter cartas de marcas como seu banco ou outras empresas locais em sua caixa de correio. Estude-os, observe o que funciona bem neles e preste atenção em como eles trabalharam com a restrição do tamanho do papel para criar papéis timbrados eficazes.
Enquanto os estuda, passe os dedos sobre eles. Uma área importante onde a impressão se destaca em relação ao digital é que é tátil. Algumas marcas usam isso para dar a seus papéis timbrados uma camada adicional de profundidade e criar designs que se destacam ligeiramente das páginas.
Independentemente do estilo de design que você escolher para seu modelo de papel timbrado, mantenha-o simples o suficiente para não ofuscar as mensagens que você está enviando com suas cartas. Lembre-se, o papel timbrado está lá para aprimorar o documento, não para roubar a cena e fazer com que os destinatários percam sua mensagem.
Mas e se eu ainda não tiver um design de logotipo?
