Logotipos que mudaram com o tempo

- Publicado: 08/08/2018
Logotipos que mudaram com o tempo

Qual é a coisa mais importante que você pensa ao desenvolver um logo?

Você quer que ele seja moderno.

Você quer que ele seja fácil de ser reconhecido e lembrado.

Você quer que ele seja atraente.

Você quer que ele evoque o espírito de sua marca.


Será que nós estamos esquecendo de alguma coisa?

Sim - potencial para mudanças. Um bom logo precisa de uma marca fácil de ser reconhecida, que pode passar por mudanças futuras sem perder a sua personalidade.

Por que logos mudam? – Porque a audiência também muda. Nos anos 60 as pessoas gostavam de designs diferentes dos que as pessoas de hoje em dia gostam. E nós temos provas disso! Vamos discutir como alguns dos mais populares logos se transformaram ao longo do tempo.  Essa evolução irá lhe ensinar como planejar mudanças ao desenvolver um logo de uma marca.

 

1. Pepsi

A linha do tempo dos logos da Pepsi é bastante interessante para esta analise.  É uma longa evolução que se iniciou em 1898. Do ponto de vista atual, o primeiro logo tem uma fonte difícil de ler e é complicado em excesso, no entanto, nós podemos perceber que há elementos dele que foram trazidos por todas as transformações - a ondulação, espiral… chame-a do que você quiser.

 

Através das quatro seguintes décadas, a Pepsi mudou a fonte, mas a cor e o design fundamental continuaram os mesmos. Em 1950 , nos percebemos uma grande mudança - a companhia introduziu uma nova cor em seu logo, provavelmente para diferenciar-se da competição da Coca Cola.

 

Neste logo nós vemos também o design de uma tampinha de garrafa. As cores, a tampinha e também a espiral, são elementos que continuaram sendo carregados nas mudanças em todos os designs futuros da Pepsi. Mais tarde, a Pepsi finalmente mudou a fonte para algo mais claro e fácil de ler, e nós tempos o logo atual:


2. Mercedes-Benz

Quando você pensa em Mercedes-Benz, qual é a imagem que vem a sua cabeça? É a estrela de três pontas, não é mesmo? Ela simboliza terra, céu e mar - representando o objetivo da marca de dominar os três espaços com seus veículos. Porém, este símbolo só foi desenvolvido em 1909. O primeiro carro Mercedes foi lançado em 1901. Você sabe como o primeiro logo se parecia?

Nós não percebemos elementos em comum com o logo atual, mas em 1909, quando a estrela nasceu, o logo possuía similaridades com o primeiro logo. Aquela estrela, no entanto, permaneceu como o símbolo de reconhecimento da marca. Mesmo tendo evoluído, ela ainda está presente no logo até hoje. Aqui está o logo atual da Mercedes-Benz:


3. Goodyear

A Goodyear possui um dos logos mais icônicos. Você sabe por quê? – Porque ele se manteve relativamente universal ao longo dos anos. A cor e a fonte passaram por leves mudanças, mas ainda podemos reconhecer o design inicial no logo atual.

O principal elemento do logo é o pé alado - o símbolo que o fundador escolheu inspirado pela estátua de Mercúrio, um deus antigo da mitologia romana. Este foi o logo original, lançado em 1900:

 

E este é o atual:


4. Nike

Movimento. Simplicidade. Clássico, mas com design moderno. Isto é o que a Nike representa como marca, e o logo carrega

estes mesm


os valores nele. O primeiro logo foi desenvolvido por Carolyn Davidson em 1971. Ela recebia um salário de $2 a hora por aquele trabalho. Quem iria imaginar que o design dela se tornaria o logo mais reconhecido do século 20?

O formato de sinal de visto (conhecido como o Nike Swoosh) inicialmente acompanhava o nome da marca escrita através dele. O logo inicial era assim:

Ao longo dos anos o design mudou, essencialmente a fonte e a posição das letras. Em 1995 a Nike finalmente decidiu tirar as letras, uma vez que o Swoosh já era mundialmente reconhecido como a logomarca da Nike. Hoje, o logo é assim:

 

Nós ainda podemos encontrar o logo antigo com as letras de tempos em tempos. Nós também vemos mudanças nas cores do Swoosh, mas nós ainda assim conseguimos reconhecer que é a Nike. Isso é por causa dos elementos que a designer criou que permanecem no logo mesmo através das mudanças.

 

Logos geniais parecem ser fáceis de criar, não é mesmo? Eles são todos simples. É a idéia e o processo do design por trás deles que importa. Como designers de logos, nós precisamos manter a mudança em mente e adicionar elementos que permitirão que a vibe inicial seja mantida durante a sua evolução.

 

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