Comece a criar o seu logótipo

Marcas do Mundo | Os logos mais reconhecíveis

Publicado: 10/06/2020

Marcas do mundo

A identidade visual de uma empresa é capaz de quebrar, criar ou ajudá-la a atingir o topo. O design de um logotipo é, de fato, um dos aspectos mais importantes da identidade visual. O logo não apenas faz com que diferenciamos uma marca da outra, mas tem o potencial de reforçar a performance da companhia, influenciar nas escolhas dos clientes, criar fidelidade e desenvolver valor de marca. Essas são jogadas poderosas que as marcas tem o potencial de usar.

A Organização Internacional para Padronização (ISO), um grupo internacional composto por representantes de várias organizações de padronização, fundada em 1947, promove padrões comerciais, industriais e patrimoniais no mundo todo. O protocolo na ISO para calcular o valor de marca possui seis requerimentos: transparência, validade, credibilidade, suficiência, objetividade e parâmetros financeiros, comportamentais e legais. Valor de marca caminha de mãos dadas com reputação, o que também ajuda a definir o sucesso. Manter uma reputação de marca positiva é crítico para o sucesso de uma empresa.

Anteriormente nós explicamos os aspectos de um logo, enquanto observamos as razões pelas quais autenticidade é tão importante em um design. Desta vez nós selecionamos dez das mais reconhecíveis marcas do mundo para analisarmos a história e evolução de seus logotipos a procura das razões que as fizeram tão famosas. A ISO ficaria orgulhosa.

 

Coca-cola
 

Marcas do logotipo mundial da coca cola

Na primavera de 1886, o farmacêutico de Atlanta John Stith Pemberton criou um xarope que iria mudar o mundo. As coisas escalaram rapidamente quando a comunidade local deu reviews fantásticos. O contador de Pemberton, Frank M Robinson, sugeriu o nome Coca-Cola, dizendo que os dois C’s ficariam bem em anúncios. Robinson desenvolveu uma fonte para a companhia ao explorar uma fonte Spencerian, e incluindo um olhar dramático no nome que ele havia criado. 

A paleta vermelha e branca que conhecemos e faz parte de nossa cultura possui mais do que as qualidades tradicionais. Vermelho representa poder, empolgação e energia. A cor por si só desperta impulso de compra. Estudos feitos anteriormente provam que jogadores de pôquer com fichas vermelhas apostam mais do que jogadores com fichas azuis. O branco fervoroso e o impressionante texto cursivo sugere um tempo no passado, trazendo nostalgia. A paleta coincidentemente combina com o Papai Noel, que tem sido o mascote da Cola-Cola desde então, conectando mais ainda a marca com tradição.

Voltando para os dias de hoje, a Coca-cola domina no ranking como a maior produtora e distrubuidora de bebidas, e mais ainda, uma das maiores corporativas do mundo. Sua marca foi oficialmente registrada em 1887, e desde então houveram apenas algumas mudanças leves em sua identidade, fazendo da Coca-cola uma marca merecedora de reconhecimento por estabilidade e tradição. 


Pepsi

 

Marcas do logotipo mundial pepsi


Antes de ser Pepsi, chama-se Brad’s Drink. Criada por um farmacêutico na Carolina do Norte, Caleb Bradham, como remédio em 1893, apenas alguns anos após a Coca-Cola e alguns anos antes da Dr. Pepper. Cinco anos depois, Brad’s Drink se tornou Pepsi-Cola, um nome derivado de uma outra palavra para indigestão, “dyspepsia”. 

A Pepsi tem sido uma marca que desafia a equação do que faz uma marca ser reconhecida e atemporal: a consistência. Ao longo de um século de existência a Pepsi sofreu doze mudanças significativas em seu design, sem contar produtos menores e variações de sabor. Apesar dessas mudanças constantes, a Pepsi sempre prometeu uma coisa: satisfação. Suas nuances vermelhas, brancas e azuis criaram um visual limpo e agradável para o logo com suas curvas e círculos intencionais. O direto criativo do Twitter declarou que círculos sobrepostos comunicam ligações e conexões em potencial, interesses e idéias sendo criadas, conectividade entre amigos. Seu logo atual com sua proporção divina é reconhecível, apesar de todas as mudanças e evolução constante.


McDonald’s

 

Marcas do logotipo mundial Mcdonald's
 

McDonald’s é a companhia número 1 de fast food dos Estados Unidos. Fundado em 1940 como apenas um restaurante. Com o tempo aqueles arcos dourados que fazem o “M" do McDonald’s se tornou sinônimo de comida conveniente. Aqueles arcos tornaram-se muito mais, simbolizando cultura fast food e os Estados Unidos. 

A banda sofreu algumas alterações de design desde sua criação, mas mantém o mesmo conceito por décadas. Os tradicionais arcos foram inspirados no design do restaurante original, que possuía dois arcos dourados que lembravam um “M” por cima do prédio.

 

Nike

 

Marcas do logotipo mundial Nike
 

A Nike é a marca de moda mais valorosa do mundo, com seu logotipo sendo uma das mais emblemáticas identidades de marca que existem. O logo, desenvolvido originalmente em 1971 por uma aluna de Phil Knight,  um dos fundadores da Nike. A designer, Carolyn Davidson foi paga $35 e Knight disse, “Eu não amei, mas posso me acostumar.” 

Davidson tirou inspiração da deusa grega da vitória Nike, desenhando o logo como as suas asas. A lenda grega conta que a Deusa Nike influenciou diversos guerreiros corajosos a vencer batalhas e proteger sua terra natal. As asas da Deusa Nike são importantes por inspirar audácia e motivação aos guerreiros a caminho do campo de batalha. Foi importante para a designer transmitir a mensagem de movimento e ao mesmo tempo diferenciar a marca de sua rival, Adidas.

O logo da Nike utiliza o espaço em branco ao seu redor e a curva estimula movimento, você pode quase ouvir e sentir o design. Sua simplicidade denota velocidade e agilidade e também permite que fique bom em todos os produtos da marca, influenciando a marca de todas as formas possíveis. 


Adidas

 

Marcas do logotipo mundial Adidas
 

Fundada e estabelecida em Herzogenaurach, Alemanha, a Adidas se tornou sinônimo de elegância e durabilidade. A marca sozinha foi pioneira no design de logos minimalistas. As três listras se tornaram o famoso símbolo da Adidas.

A Adidas comprou suas três listras de uma marca finlandesa dos anos 1950 e a iconografia foi criada pelo fndados da empresa, Adi Dassler. Dassler usou essas listras pela primeira vez na marca de sapatos em 1949, quando ele quis criar algo que poderia ser reconhecido imediatamente em competições esportivas. Apesar do design simples, as listras se tornaram fortemente associadas com a marca que até Dassler comecou a chamar sua empra de “a companhia das três listras”.  

Para um pouco mais de contexto no design da Adidas, é fácil de reconhecer as listras em forma de uma montanha. Isso foi criado para inspirer e desafiar os clientes a se puxar ao limite de seu potencial. 

 
Google

 

Marcas do logotipo mundial do Google
 

Google é sinônimo de todas nossas pesquisas online, e da própria internet (!!!). Eles chegaram a esta posição por um motivo: Esta organização multinacional especializada em produtos e serviços relacionados a internet possui a melhor reputação nos Estados Unidos e é uma das marcas mais reconhecidas no mundo. O Google já teve dois logos.
Em 1996, o logo do Google era composto de uma mão segurando o nome original da companhia (BackRub) em letras vermelhas. Uma vez modificado para Google, eles lançaram um logo muito mais simples, em 1998, que dizia "Google!" em diversas cores. Ruth Kedar foi o designer gráfico por trás desse tão famoso logo.

“Nós optamos por cores primárias, mas ao invés de termos o padrão em ordem, nós adicionamos uma cor secundária no “L”, que representa a idéia de que o Google não segue regras."

Existem várias discussões  sobre as imperfeições do logo atual e o designer britânico Will Patterson explica que o logotipo do Google é visualmente perfeito, independente de suas imperfeições matemáticas e geométricas.


Facebook

 

Marcas do logotipo mundial do Facebook
 

O Facebook foi fundado em 2004 e deu poder para as pessoas criarem comunidades e aproximar o mundo. O que começou como um site pequeno em um dormitório de universidade expandiu-se para se tornar o gigante das redes sociais que conhecemos hoje.  

Quando o Facebook começou a se desenvolver de uma rede interna universitária para uma plataforma mundial, os fundadores Mark Zuckerberg e Sean Parker contrataram Mike Buzzard da agência de publicidade Cuban Council para criar um novo logo para a empresa. O logotipo criado por Buzzard é praticamente idêntico ao logo associado ao Facebook hoje, já que a marca fez apenas mudanças pequenas ao passar dos anos. A paleta de cor azul foi escolhida porque Zuckerberg sofre de deuteranopia, uma forma de daltonia. Uma cor que alguém que sofre de deuteranopia consegue distinguir facilmente é azul.

O logo do Facebook é simples e direto em seu design, com fonte branca minúscula em um calmo plano de fundo azul. Por mais que o esquema de cores tenha sido escolhido por causa da condição de Zuckerberg, ainda existe um significado pro esquema de cores. Azul e branco há muito tempo é usado em combinação para representar pureza e otimismo, algo que o Facebook estava procurando como marca.

 

Twitter

 

Marcas do mundo logotipo Twitter

 

“Twitter é o pássaro, o pássaro é Twitter”, o ex-diretor criativo da empresa, Doug Bowman declarou.

O ícone assinatura deles tem sido distinguível de outras plataformas, vindo de um longo caminho desde o começo conhecido como “twttr”. O lançamento oficial do Twitter foi em 15 de Julho de 2006, quando os fundadores contrataram a designer gráfica Linda Gavin para desenvolver o primeiro logo oficial em um dia. A marca permaneceu a mesma até 2010, quando se desenvolveu ao que conhecemos hoje através dos olhos de Martin Grasser. O design dele, atual logo, é baseado em um beija-flor, com sua ilustração baseada em 15 círculos. Grasser afirmou que os círculos simbolizam a ideia que o Twitter democratiza informação e dá voz a todos, para transmitir um visual neutro. O ex- diretor criativo do Twitter chamava a mudança de identidade visual de “máxima representação de liberdade, esperança, e possibilidades ilimitadas”.A plataforma comunicou como simplificação pode ser um sinal de sucesso.

 

Instagram

 

Marcas do mundo logotipo Twitter


 
O CEO e cofundador Kevin Systrom não fazia ideia de que Instagram, a mídia social de compartilhamento de fotos cresceria em uma imensa rede internacional. Quando o Facebook comprou a empresa em 2012, Instagram se tornou uma das mídias sociais mais importantes existentes hoje. 
Todos os seus longos foram baseados na forma que uma câmera instantânea, o que retoma a designação da plataforma de compartilhar fotos. O logotipo original do Instagram de 2010 foi desenhado por Systrom, que era a cópia de uma câmera Polaroid com uma faixa de arco-íris. Agora, o logo do Instagram é um contorno minimalista da câmera original Polaroid, em cores do pôr-do-sol. A mudança de uma distinta câmera análoga para uma ilustração digital minimalista agora causa um alvoroço de sua comunidade existente, mas memorabilidade e reconhecimento ainda permanece.

 

Amazon

 

Marcas do logotipo mundial da Amazon
 
Nós vamos terminar nossa lista de marcas do mundo com uma marca explosiva: Amazon.com, Inc. A multinacional americana de tecnologia localizada em Seattle, Washington é um comércio eletrônico, computação em nuvem, inteligência artificial e serviço de streaming digital, agora é considerada uma das “Grande Quatro” empresas ao lado de Google, Apple, e Facebook.

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, contratou Turner Duckworth para criar o logo da Amazon. Inicialmente, o logo era a letra “A” com a forma de um rio dentro. Substituido em 1997 com um texto mais detalhado (incluindo “amazon.com com o slogan ‘A Maior livraria da Terra’). O logotipo que conhecemos hoje foi adotado em 1998, mostrando a imagem de que eles vendem de “A até Z”.

 

Precisando de branding para seu próximo negócio?

 

Logomarca da Logogenie
 

A terceira geração da criadora de logos Logogenie lhe permite especificar qual a indústria de sua companhia e o estilo de fontes preferido. Através de três passos você pode personalizar seu logotipo com o nome da empresa, linha de base ou slogan. Primeiro passo: adicione os detalhes da empresa. Existe uma grande variedade de opções de indústrias, incluindo construção, moda, tecnologia, bem estar, comida, transporte e mais. Passo dois: escolha um template de logo. Há centenas de opções e após a sua escolha você poderá visualizar e fazer o download. A customização é feita através de modificações ilimitadas. Layout, paleta de cores, fontes e símbolos podem ser alterados. Passo três: um download em alta resolução ficará disponível, em diversos formatos. O logo é compatível com programas como Adobe Illustrator e Photoshop. 
 


COMECE A DESENVOLVER O SEU LOGO

 

Veja os nossos outros artigos

x