O que é um arquivo vetor?
- Publicado: 13/08/2018

O que é um arquivo vetor?

Você já deve ter ouvido falar de extensões EPS, SVG, AI… Mas para muitos, estes formatos não significam nada. Se você não faz idéia do que esses tipos de arquivos são, saiba que você não está sozinho, mas arquivos vetor são muito importantes de se ter! Ao receber arquivos de um designer gráficos, você sempre deve pedir a versão vetor também. Entender a diferença entre um vetor e uma imagem rasterizada é crucial. Gráficas, desenvolvedores e designer gráficos irão necessitar destes arquivos para divulgação.


Comece a desenvolver o seu logo agora

 

Primeiramente, vamos esclarecer a diferença entre imagens vetor e rasterizada.

 

RASTERIZADA

Arquivos rasterizados usam milhares de pixels para construir uma imagem. Cada pixel tem uma cor. Esses pixels são combinados como um quebra-cabeças para criar uma imagem / logo. Arquivos comuns que utilizam rasterização são os formatos JPG, GIF e PNG.

Uma vez que uma imagem rasterizada foi gerada, ela não permite que você edite mais o seu tamanho (sem perder a qualidade). Quando se mexe no tamanho de uma imagem rasterizada, cada pixel é igualmente modificado e ficam borrados se você tentar aumentar a imagem, como você provavelmente já deve ter experienciado. Cada pixel se torna distorcido e faz com que a figura perca clareza. Esta é  razão porque você precisa ter uma imagem em alta para começar, para você não ter nenhum problema manipulando a imagem. Diminuir a imagem não afetará em sua qualidade, mas se você tentar aumentá-la, perderá qualidade.

 

VETOR

Arquivos em vetor são muito mais flexíveis e dependem de equações matemáticas para gerar imagens com qualidade perfeita. Arquivos em vetor são os mais utilizados por designer gráficos. É comum que seja utilizado os programas do Adobe Illustrator, que são especializados em arquivos vetor. O seu logo e toda o material de divulgação deve ser criado em vetor. Uma vez que o vetor é muito mais flexível, materiais de divulgação podem ser aumentados sem perder a qualidade. Outro ponto forte do vetor é que ele pode ser facilmente convertido à JPG ou PNG, então você pode tirar proveito dos dois tipos de arquivos.

 

Qual é a diferença entre arquivos de alta e baixa resolução
 

Imagens em alta resolução são geralmente usadas em materiais impressos tais como papel timbrado, cartões de visita, placas, etc. Arquivos em baixa resolução são geralmente utilizados para a internet, como sites, banners, redes sociais, fotos de perfil, etc…

Para se definir a resolução da sua imagem/arquivo, você precisa verificar a densidade de pixels, usualmente referido como DPI ("Dots per inch”, que significa pontos por polegada) ou PPI ("pixels per inch”, pixels por polegada), essas medidas conseguem medir a densidade da imagem. Você pode checar este número quando clica com o botão direito do mouse na imagem e seleciona « informação », ou quando abre o arquivo no Adobe Photoshop. A densidade de pixels requerida para uma imagem de boa qualidade para web é de 72dpi e 300dpi para impressão. Converter um arquivo de web em 72dpi para usar para impressão a 300dpi é uma tarefa desastrosa. Como mencionamos anteriormente, quanto mais você esticar a imagem, menos nítida ela ficará. Este é um conselho muito sério que se comece a imagem com resolução em 300dpi e diminua para 72dpi, se necessário. Certifique-se que você salvou ambas versões, uma para web e outra para impressão.
 

 

Quais são os diferentes formatos:

 

Formatos Rasterizados

 

JPG

Jpg é o formato mais comum em fotos. Arquivos em jpg podem ser otimizados para diminuir seu peso (Kb). Alguns sites têm requerimentos de imagem para poderem funcionar com rapidez. Otimização pode ser feito utilizando o Photoshop. Quanto mais você otimizar seu arquivo jpg, mais a qualidade da imagem diminui, podendo resultar em imagens granuladas.

 

PNG

 

Arquivos em PNG não podem ser otimizados como os em jpg e são consideravelmente mais pesados. A particularidade dos arquivos em PNG é que você pode ter fundo transparente. Arquivos em PNG são muitos úteis se você quer posicionar uma imagem no topo de um fundo colorido ou texturizado.

 

GIF

 

Arquivos em GIF são a versão mais simples de um arquivo rasterizado. O diferencial dele é que ele pode ser usado para fazer animações no Photoshop (muito comum nos dias de hoje) ou no GIMP, saiba mais sobre ele clicando aqui. GIFs são ótimos arquivos pára ícones e gráficos simples, mas não para ser usados como fotos.

 

Formatos Vetores

 

EPS

Os arquivos em EPS são os mais comuns para elementos em vetor. A vantagem destes arquivos é que são usualmente compatíveis com versões antigas e novas do Illustrator. É um formato de alta compatibilidade.


Ai

Arquivos em Ai são criados para serem editados no Adobe Illustrator (software). Esses arquivos são geralmente usados por designer gráficos, designer de logos, ilustradores, gráficas… Arquivos em Ai funcionam apenas no Illustrator, então talvez você não precise deles, caso esteja utilizeando outro software.

 

SVG

Arquivos em SVG são formatos em vetor para a web. Se você quiser criar animações em seu site aonde seu logo é ampliado, por exemplo, você necessita desde formato para manter a imagem em alta qualidade. Arquivos em SVG são excelentes para, ícones, botões…

 

Concluindo: ao criar um logo, tenha certeza de que você tem os arquivos corretos e na resolução certa. Vetores são indispensáveis e designers e gráficas irão lhe pedir esses arquivos. Arquivos em alta resolução para impressão são tão importantes quanto os de baixa resolução para utilizar na web. A Logogenie lhe proporciona um pacote premium com todos os formatos mencionados acima, e você não terá que pagar nada extra por isso! Após o planejamento de recursos da empresa? Saiba mais sobre o sistema ERP aqui.

 

Comece a desenvolver o seu logo agora

 

Veja os nossos outros artigos