5 Passos Para Criar o Logo Perfeito

- Publicado: 08/08/2018

Todo mundo precisa de representação visual para sua marca, independente do tamanho de sua empresa. É por isso que logos são tão importantes - eles se tornam o símbolo pelo qual outros imaginam a sua startup ou companhia. O logo não é apenas um dos mais importantes projetos de design que seu negócio vai precisar, mas é também um dos primeiros testes para a sua criatividade. Para conseguir fazer que o processo de desenvolver um logo seja simples, aqui vão 5 passos para criar o logo perfeito:

 

Comece a desenvolver o seu logo agora

 

1. Leve a competição em consideração


Não importa o que você esteja querendo vender - vai ter competição, e você terá que se sobressair acima dela. Antes de você começar a pensar no tipo de logo que você deseja, você e o seu time precisam analisar o que a competição está fazendo. Cheque os logos deles, analise a qualidade, o que se sobressai, que esquemas de cores estão sendo usados e se existe alguma tendência repetitiva que você  gostaria de evitar. Partindo deste ponto você terá idéias que irão ajudar o seu negócio a se destacar dos demais.


2. Adaptabilidade


Seu logo precisa ser flexível e facilmente adaptável. Seu logo vai ser usado em diferentes tipos de mídias, como online, impresso em papel, em tecido, etc. Você terá que desenvolver um logo que seja fácil de ajustar. Para simplificar, seu logo é tão poderoso em preto e branco como é em cores??


3. Elementos de Design


Falando em cor, você tem um arco-íris de possibilidades se quiser. Porém, nem todas as cores, sombreamento de fonte e gradiente irão fazer com que seu logo seja o de um vencedor. O mesmo vale para fontes, formatos, tamanhos, etc. Existem muitos elementos de design que você pode brincar, mas é importante saber o que funcionará com o seu nicho. Afinal, você não quer terminar com um protótipo de Comic Sans no mundo profissional, não é mesmo?

 

Saiba quando usar fontes serif, sans serif e scripts. Serif remete a bom gosto. Sans serif remete a limpo e moderno. Script pode ser arriscado e tem muita personalidade. Saber usar fontes bem pode não ser sempre fácil.



4. Ícones


Similar aos outros elementos de design, só porque você tem a oportunidade de selecionar um ícone como logo, não significa que você tenha que ir à loucura com isso. Antes de mergulhar em tantas possibilidades, pergunte-se se você realmente necessita um ícone. É perfeitamente ok ter um logo feito apenas de letras.


 
5. Esboçando


Mesmo que você esteja contratando um designer gráfico para fazer o seu logo, não pule este passo. Ter alguns esboços do que você está procurando para o seu logo é importante. Isto não apenas ajuda o designer gráfico a entender melhor o que você quer, mas ajuda você a lembrar do que você está buscando. Teste diferentes estilos e mantenha a mente aberta.
 

Conclusão


Estes cinco passos são apenas o começo para desenvolver o seu logo perfeito. Apesar do processo poder ser bastante extenso e necessitar muitos momentos de reflexão e análise, se você fizer sua pesquisa, você vai se inspirar e chegar a um logo excelente. Lembre-se: adaptabilidade é crucial ao desenvolver o logo perfeito.
 

Comece a desenvolver o seu logo agora


 

Veja os nossos outros artigos