Se uma imagem vale mais que mil palavras, o mesmo vale para um logotipo de empresa.
Eles falam volumes sobre o seu negócio sem dizer uma palavra. E por que não? É a base da identidade da sua marca que chama a atenção e causa uma primeira impressão duradoura.
Seu logotipo separa você da multidão e é o que as pessoas lembram sobre o seu negócio.
"Ah, essa é a Sapataria do Harry!" Ou "Essa é a Confeitaria da Sally!" - com as pessoas vendo seu logotipo nas redes sociais, impressos ou site.
Eles dizem tudo sobre você e conotam (você adivinhou) sentimentos de excelência, orgulho, honra e integridade.
Assim, um design de logotipo deve ser preciso e significativo, pois ele o conecta com seus consumidores, fãs e comunidades e impacta drasticamente como seu público percebe sua empresa.
Então, se você está aqui e pronto para criar um logotipo para um negócio, a pergunta crucial é: "Qual é o tamanho certo do logotipo?"
A resposta curta: É diferente em cada plataforma.
Tamanho Padrão do Logotipo
Logotipo e branding andam de mãos dadas. Portanto, você precisa do tamanho de arquivo correto para que seu logotipo seja exibido adequadamente onde você o está carregando. Aqui estão diretrizes de tamanho de logotipo a seguir.
Básicos de Dimensionamento de Logotipo
Um logotipo de marca é único e memorável, mas pode se tornar uma bagunça se exibido no tamanho errado.
É por isso que você precisará de variações de logotipo para garantir que ele se encaixe perfeitamente onde você o carrega.
Isso me leva ao próximo ponto.
Seja exibido em impressos ou em um outdoor, você precisará de um design gráfico escalável que pareça detalhado, limpo e vibrante (não borrado ou pixelado).
Considere um design de logotipo em diferentes formas/variações - empilhado (vertical), paisagem (horizontal) e ícone (ou marcas de marca, submarcas ou símbolo) - para que você possa colocá-lo em um outdoor, site, página de mídia social e muito mais.
O PNG é o melhor tipo de arquivo para um logotipo e é excelente para usos na web, sites e mídias sociais porque suporta transparência. Apenas lembre-se de não ultrapassar 200KB para tempos de carregamento rápidos.
Arquivos vetoriais (SVG, PDF) são valiosos para escalabilidade. Eles podem ser redimensionados ou reformatados para PNGs ou JPGs - sem perder qualidade. Você pode criá-los no Adobe Illustrator e convertê-los para o formato de arquivo que você precisa.
Pixels se referem às dimensões em largura e altura (por exemplo, 500 x 500 px), e bytes são tamanhos de arquivo: kilobytes (KB), megabytes (MB) e gigabytes (GB). O que aparece na tela é a "resolução" (número total de pixels).
Enquanto isso, PPI (pixels por polegada ou densidade de pixels) é o número de pixels que aparecem por polegada, medindo a qualidade de uma imagem. Quanto maior o valor, mais precisa será a imagem.
No papel, medimos a clareza por meio de pontos por polegada (DPI), determinando os pontos de tinta para a versão impressa do logotipo.
Outras coisas a lembrar sobre logotipo e design
Como discutimos, a escalabilidade é essencial.
Um logotipo escalável não perde sua autenticidade porque... bem, nunca fica pixelado. Isso permite que você ajuste sua resolução, aplicação e tamanhos para o design do logotipo.
E mais uma coisa.
É melhor reduzir o tamanho de um logotipo grande do que aumentar o tamanho de um logotipo pequeno.
Aumentar o tamanho de um arquivo pequeno pode levar à pixelização e resultados de baixa qualidade.
Por fim, crie suas diretrizes de marca descrevendo como e onde seu logotipo pode ser exibido e quais tamanhos de logotipo usar para consistência e coesão.
Tamanhos de Logotipo para Sites
Os logotipos são frequentemente exibidos no cabeçalho/banner de um site e no favicon. Aqui estão as diretrizes básicas que você precisa saber.
Cabeçalhos
O logotipo do cabeçalho, geralmente retangular e pequeno, fica no canto superior esquerdo de uma janela do navegador, embora outras empresas o coloquem no centro superior de sua página.
Crie um logotipo do tamanho certo para o seu site para que ele seja exibido corretamente. As dimensões exatas do logotipo dependem do framework que você está usando. Na maioria dos casos, uma linha de base padrão é de 250 x 100 pixels.
Outras variações de tamanho de logotipo de cabeçalho de site:
- 160 x 160 pixels (quadrado para layouts verticais)
- 1024 x 768 pixels (para um logotipo de cabeçalho completo)
- 350 x 75 pixels
- 400 x 100 pixels
- 250 x 150 pixels
Favicon
É o logotipo pequeno e reduzido exibido na guia do navegador, ajudando os usuários a identificar um site. Ele também pode ser uma variação derivada do seu logotipo, mas ainda é reconhecível em sua marca.
- 16 x 16 pixels
- 32 x 32 pixels
- 48 x 48 pixels
Tamanhos de Logotipo para Mídias Sociais
Preste atenção especial ao formato dos tamanhos de design de logotipo de empresa para plataformas de mídia social para garantir que eles sejam sempre exibidos adequadamente. Por exemplo, considere uma versão de monograma do seu logotipo se estiver usando um logotipo de palavra.
YouTube
- Tipo de arquivo recomendado: JPG, PNG, GIF ou BMP
- Foto de perfil do canal: 800 x 800 pixels
- Tipo de arquivo recomendado: PNG
- Foto de capa: 820 x 310 pixels
- Foto de perfil: 180 x 180 pixels
- Tipo de arquivo recomendado: JPEG
- Foto de perfil: 110 x 110 pixels
NOTA: Uma foto de perfil do Instagram é exibida de forma circular. Se alguns elementos forem cortados, use uma versão de ícone ou monograma do logotipo.
TikTok
- Tipo de arquivo recomendado: JPG ou PNG
- Foto de perfil: Pelo menos 20 x 20 pixels
- Tipo de arquivo recomendado: GIF, PNG ou JPG
- Foto de fundo: 1584 x 396 pixels
- Foto de perfil: 400 x 400 pixels
- Até 10MB
X
- Tipo de arquivo recomendado: GIF, PNG ou JPG
- Foto de perfil: 400 x 400 pixels
- Até 5 MB
- Tipo de arquivo recomendado: JPG ou PNG
- Foto de perfil: 165 x 165 pixels
- Até 10 MB
Google My Business
- Tipo de arquivo recomendado: JPG ou PNG
- Foto de perfil: 720 x 720 pixels com uma resolução mínima de 250 x 250 pixels
- Até 5 MB
DICA
Recomendamos arquivos PNG para postagens em mídias sociais! Esses arquivos suportam transparência e têm melhor qualidade do que JPEGs (JPEGs são bons para fotos, mas para logotipos em mídias sociais? Não).
Tamanhos de Logotipo para Impressão
Seu logotipo deve ser formatado adequadamente sempre que você o imprimir para publicidade ou mercadorias.
Use um arquivo SVG, que mantém sua qualidade, seja aumentado ou reduzido. Diferentes variações de logotipo são valiosas, permitindo que você o formate por canal ou espaço.
E lembre-se, os formatos digitais usam vermelho, azul e verde (RGB), enquanto a impressão usa ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK). Recomendamos CMYK no design de logotipo porque pode ser facilmente convertido para RGB.
Tamanhos Padrão de Logotipo para Impressão Incluem:
- Canecas: Caneca padrão de 11 oz: 7,5 pol x 3 polegadas
- Cartões de visita: 3,5 pol x 2 polegadas (Padrão dos EUA)
- Bonés: 3-3,5 polegadas de largura (*Tipos e tamanhos de bonés variam)
- Camisetas: 14 polegadas x 15 polegadas (Tamanho máximo para a área de impressão) ou 4 ⅜ polegadas x 5 ⅜ polegadas para um logotipo no bolso do peito
- Sacolas: Dependendo da bolsa (mas o ideal é 14 polegadas x 16 polegadas)
Tamanhos de Logotipo para Assinaturas de E-mail
Adicionar seu logotipo a uma assinatura de e-mail parece profissional e aprimora seus esforços de branding.
Recomendamos um tamanho de imagem de logotipo de 320 pixels por 70-100 pixels no máximo para assinaturas de e-mail.
Para garantir que o logotipo seja otimizado para dispositivos móveis, use um formato de arquivo PNG de no máximo 10KB. No entanto, dependendo do seu serviço de e-mail, você pode seguir suas diretrizes para o tamanho correto.
Variações de Logotipo e Composições
Você pode aproveitar ter várias variações de logotipo. Use tipografia (logotipo de palavra) e imagem (símbolo único) juntas ou separadamente para branding.
Variações de Logotipo
- Cor: fundo transparente, multicolorido ou colorido, branco, preto ou inverso
- Logotipos de palavra e símbolos (composições de logotipo) podem ser logotipos com ou sem slogans, monogramas, símbolos ou logotipos completos.
FAQs
Qual é o tamanho padrão de um logotipo?
200-300 pixels de largura é uma boa base para o tamanho de um logotipo. É visível e grande o suficiente para ser exibido corretamente na maioria dos dispositivos e telas, embora não seja muito grande para ocupar muito espaço.
Qual deve ser o tamanho de um logotipo PNG?
Os PNGs são comuns para logotipos de empresas devido à sua compressão sem perdas e suporte à transparência.
O tamanho depende do caso de uso. Idealmente, deve ser de 500x500 pixels para sites e 250x250 pixels para mídias sociais.
No entanto, para impressão, algo maior, como 1000x1000 pixels, é recomendado.
Devo usar JPG ou PNG para o meu logotipo?
Recomendamos um arquivo PNG para o design de logotipo de empresa porque, mais uma vez, ele suporta transparência e compressão sem perdas, mantendo sua qualidade sem pixelação em qualquer tamanho.
Qual é a proporção de aspecto de um tamanho de logotipo?
É a proporção da largura do logotipo para a sua altura. 1:1 é uma proporção ideal, mas 3:2 ou 4:3 também são boas.
Qual é o tamanho de um logotipo de alta resolução?
Geralmente é de 300 dpi, o que é ideal para impressão e otimização.
Estou imprimindo meu logotipo em uma camiseta. Qual é o tamanho certo?
Depende da colocação do logotipo e do tamanho da camiseta. Um tamanho de 3-4 polegadas de largura é um bom ponto de referência.
Qual tamanho de logotipo devo usar em um cartão de visita?
Um tamanho de 1 a 1,5 polegadas (25-38 mm) de largura pode ser suficiente, mas depende do design do seu cartão de visita. Mas em todos os casos, o logotipo não deve sobrecarregar o design.
Qual é o tamanho do logotipo para um outdoor?
Geralmente, fica entre 3 e 6 pés ou 0,9 e 1,8 metros de altura, dependendo do tamanho do outdoor. Para um impacto máximo, o logotipo deve ocupar 10-20% da área total.
Pensamentos Finais
É preciso estratégia, planejamento cuidadoso e MUITA criatividade para criar um design de logotipo atraente, memorável e único para a identidade da marca.
Depois de criar um logotipo de empresa fantástico, otimize-o para todas as plataformas onde você o carregará e exibirá. Para garantir que o tamanho do arquivo seja perfeito para todas as suas necessidades, use
Logogenie, o melhor criador de logotipos que ajuda a dar vida às suas ideias com logotipos de marca memoráveis e atraentes. Experimente hoje!