
Então, você quer construir uma audiência nas redes sociais? Aspirando juntar-se às fileiras dos influenciadores que ganham muito dinheiro, alavancando seus milhões de seguidores para gerar uma renda passiva que os sustente para a vida toda? Incrível!
Seja promovendo seu trabalho paralelo, lançando uma nova marca ou simplesmente tentando ser a próxima sensação da internet, nós temos você coberto. Construir sua audiência nas redes sociais não deve te deixar nervoso e ansioso. Em vez disso, deve te impulsionar para a grandeza.
Vamos mergulhar no mundo dos likes, comentários e compartilhamentos com um guia divertido para levar seu jogo nas redes sociais para o próximo nível.
1. Conheça Sua Audiência... Adivinhar Simplesmente Não Funciona!
A frase "mídias sociais" diz tudo! Estamos falando sobre pessoas - 5,52 bilhões, para ser exato! Esse é o número de usuários de mídias sociais globalmente até o terceiro trimestre de 2024. Você pode facilmente imaginar que os números são ainda maiores hoje em dia.
Seria insano conhecer TODAS as 5,5 bilhões de pessoas nas redes sociais (mas com certeza seria ótimo!).
Então, a primeira regra para construir uma audiência nas redes sociais é saber exatamente quem são - com quem você está falando ou as pessoas que você deseja que consumam suas postagens nas redes sociais, incluindo ganhar likes preciosos, compartilhar suas postagens envolventes e se tornar seguidores leais.
Conhecer sua audiência pode te ajudar muito a ter sucesso em suas aventuras nas redes sociais. A marcação de suas páginas de redes sociais se torna mais fácil porque você sabe quem está em seu canal.
É importante reconhecer que as mídias sociais não são um reino único para todos. Suas postagens podem acabar sendo tão constrangedoras quanto tentar dançar em uma festa sem ouvir a música se você não conhecer sua audiência.
Então, como você sabe se a maioria de sua audiência são fanáticos por fitness? Eles são amantes de comida? E os amantes de gatos? A ótima notícia é que muitas plataformas de mídias sociais têm ferramentas integradas para te ajudar a obter insights sobre as pessoas que consomem seu conteúdo (ou seja, likes, compartilhamentos e comentários).

Por exemplo, o Facebook IQ Audience Insights oferece insights valiosos sobre as pessoas no Facebook e as pessoas conectadas à sua página, incluindo suas idades, gêneros, cargos, estados civis, hábitos online, níveis de educação e muito mais.
Também existem as Análises do Instagram. Essas ferramentas são excelentes para conhecer seu público.
Conhecer sua audiência te capacita a criar conteúdo mais significativo (postagens, comentários, fotos e vídeos) que ressoa. Por exemplo, não poste sobre cachorros se sua audiência ama gatos, a menos que seja um gato vestido como um cachorro.
E sabe de uma coisa? Criar um logo é mais fácil porque você já sabe quem consome seu conteúdo nas redes sociais. Um criador de logos adaptado às suas necessidades também deve facilitar seu trabalho.
2. Consistência é a Chave... Mas Não Seja um Robô!
"Com que frequência devo postar nas redes sociais?" Isso soa familiar? Alguns dizem que 1-2 vezes por dia é suficiente. Outros acham que é demais. Três a cinco vezes por semana parece ser o ideal.
Por favor, note que postar não é o mesmo que rolar pelo seu feed de notícias, dando likes e compartilhando, e postando comentários de uma palavra. Estamos falando sobre publicar conteúdo significativo (leia-se, relacionável) em sua página de redes sociais.
Isso importa?
Bem, pense em seu programa de TV favorito. E se ele mudasse seu horário de exibição toda semana? Você não se sentiria frustrado?
É assim que os seguidores se sentem quando você posta em sua página de redes sociais de forma esporádica. É importante entender que a consistência constrói confiança e mantém sua audiência voltando para mais postagens envolventes - isso se suas postagens forem realmente significativas.
Acompanhar suas postagens nas redes sociais pode ser desafiador sem ferramentas, tornando o Hootsuite, Buffer e aplicativos similares indispensáveis para te ajudar a agendar conteúdo com antecedência. Isso garante que você esteja sempre por dentro das coisas. No entanto, nunca sacrifique a autenticidade. Suas postagens nas redes sociais devem ser genuinamente humanas, sem sentir-se robóticas.
Recomendamos postar em sua página de redes sociais pelo menos a cada dois dias, mas nunca uma vez por mês. Caso contrário, é como regar uma planta apenas uma vez por ano.
Seja consistente em suas postagens, incluindo cores que representam sua marca. Afinal, as cores têm significados que transmitem a história de sua marca. Adicione seu logo em suas postagens para reforçar a lembrança da marca e fomentar a lealdade.

3. Aparência Importa: Faça Chamar a Atenção!
Você sabia que 43 em cada 50 consumidores preferem anúncios em vídeo em vez de conteúdo baseado em texto de suas marcas favoritas e que 19 em cada 20 espectadores retêm a mensagem melhor em formato de vídeo ou imagem do que em texto? Aqui está algo surpreendente!
Postar um vídeo bem pensado em sua página de redes sociais gera 1200% mais compartilhamentos do que formatos de imagem+texto.
Visuais chamativos, especialmente vídeos animados relevantes criados por estúdios de animação de vídeo habilidosos, são essenciais para chamar a atenção. Até os surfistas casuais das redes sociais (você sabe do que estamos falando) vão parar de rolar quando virem um visual chamativo. Pense em designs limpos, cores vibrantes, formas significativas, ícones pensativos e estética coesa.
Visuais com rostos são mais envolventes, desde clientes felizes usando seu produto até seu próprio rosto. Não seja tímido!
Não se preocupe se design gráfico não é sua praia. Ferramentas como Logogenie podem te ajudar a criar logos e gráficos deslumbrantes rapidamente e sem esforço. A beleza dessa ferramenta é que ela se baseia em aprendizado de máquina avançado para produzir logos que definem a marca - emblemas que simbolizam sua marca, sua história, objetivos, valores principais, identidade e personalidade.
É uma daquelas coisas que podem dar à sua marca nas redes sociais uma vantagem e te ajudar a ganhar mais seguidores enquanto constrói sua audiência nas redes sociais.
Você pode dar ao seu feed de redes sociais um toque profissional e fazê-lo parecer tão bom que as pessoas não consigam evitar de clicar no botão Seguir.
4. Domine a Arte do Engajamento... Mídias Sociais Não São um Monólogo
Tire sua dica das "mídias sociais". A palavra denota conexões entre pessoas. Enquanto sua página pode ser sobre você, suas aventuras ou seus produtos, também é sobre as pessoas que passam até mesmo uma fração de suas aventuras nas redes sociais em suas postagens.
Responder a comentários (por mais desagradáveis que sejam) é essencial, assim como fazer perguntas relevantes e de acompanhamento. Ficar atualizado com as tendências e entrar na onda cedo pode ajudar a impulsionar o engajamento nas redes sociais.
Você pode criar enquetes interativas para saber os pensamentos de sua audiência sobre questões. Sessões de perguntas e respostas também funcionam.
Conectar-se (ou engajar-se) com sua audiência regularmente e consistentemente é fundamental para construir confiança, permitindo que eles se tornem seguidores leais. Eles sentem e sabem que você está lá por eles.
Influenciadores de sucesso nas redes sociais seguem uma regra de ouro: não deixe as pessoas no vácuo! Então, se alguém dedica tempo e esforço para comentar em sua postagem, um simples "obrigado" ou uma resposta espirituosa muitas vezes são suficientes para mostrar que você leu seus pensamentos e aprecia seus comentários.
Quer saber de um truque de engajamento comprovado? Experimente isso. Compartilhe conteúdo gerado pelo usuário (aqueles criados por seus seguidores ou audiência). Eles se sentirão valorizados, levando-os a encher seu feed de notícias com postagens autênticas. Isso é uma vitória para todos!

5. Trabalho em Equipe Torna o Sonho Realidade: Colabore e Parcerize com Outros Influenciadores de Mídias Sociais
Caso você não tenha notado, há um número crescente de personalidades das mídias sociais colaborando com outros influenciadores. Por exemplo, o que você obtém quando você junta o explosivo Gordon Ramsay com o direto Uncle Roger? Ou que tal combinar Guga, o mestre do churrasco, com Vincenzo, o chef italiano?
Imagine isso. Guga tem mais de 5 milhões de seguidores no YouTube, enquanto Vincenzo tem 1,48 milhão de inscritos, embora ele seja mais ativo no Facebook com 2,6 milhões de seguidores.
Criar um prato de massa e carne deve combinar as forças de Guga e Vincenzo e criar mais oportunidades para ambos os canais crescerem suas audiências. Afinal, alguns seguidores de Guga (ou de Vincenzo) podem não estar familiarizados com o canal do outro.
Colaborações e parcerias são como potlucks. Seu parceiro (seja quem for) traz algo para a mesa (você também!). Todos saem felizes, especialmente sua audiência. Sua audiência é exposta a conteúdo novo, e a audiência de seu parceiro é apresentada a você.
Essa é a força das colaborações!
6. Aproveite a Bola de Cristal de sua Plataforma de Mídias Sociais - Análises
Enquanto mais pessoas se lembram de histórias do que fatos ou estatísticas, números não mentem. Monitorar as métricas relacionadas à audiência de seu canal de mídias sociais é crucial para obter insights valiosos sobre o que está funcionando e o que não está. É como ter um mapa do tesouro para o sucesso nas mídias sociais.
Por exemplo, quantos espectadores comentaram em sua postagem mais recente? Quantos a compartilharam com seus amigos? Quais postagens nas redes sociais ganharam mais visualizações e likes? E sobre sua base de seguidores? Está crescendo ou diminuindo?
Números não significam nada a menos que você aja com base em suas implicações. Monitorar é essencial. Você pode identificar postagens de alto desempenho e analisar o que as fez clicar. Foi os visuais ou a música de fundo? Talvez seja o tom? Você deve saber que as pessoas amam memes hoje em dia mais do que fotos de produtos.
Você pode pensar nas análises como uma caça ao tesouro, com mais likes, compartilhamentos e seguidores como o tesouro, e o X marca o ponto de engajamento. Acerte em cheio, e você verá seus números de audiência nas redes sociais crescerem.
Pensamentos Finais
Construir sua audiência nas redes sociais requer muito trabalho, mas pode ser muito gratificante e recompensador quando feito da maneira certa. Comece sempre conhecendo a audiência de seu canal de mídias sociais para que você possa criar conteúdo (incluindo logos gerados pela ferramenta de criação de logos com inteligência artificial da Logogenie) que ressoe com eles.
Engaje sua audiência e colabore com outras personalidades ou influenciadores de mídias sociais para aumentar seus seguidores. E se você tiver preocupações sobre logos ou imagens de alta qualidade, relacionáveis e memoráveis, a Logogenie está disponível instantaneamente.



