Comece a criar o seu logótipo

Criador de Logos X Gerador de Logos| Quais são as principais diferenças

Publicado: 25/11/2020

Quando você precisa de um logo bonito, há diversos recursos à sua disposição. Mas, o que você realmente necessita é um criador de logos, não um gerador de logos. Eles parecem ser a mesma coisa, mas na verdade são completamente diferentes. Como seus nomes implicam, um gerador de logos vai gerar um logo para você, enquanto que o criador de logos é um conjunto de ferramentas que você utiliza para você criar o seu logo. 

Você pode ficar tentado a utilizar um gerador de logos porque ele soa menos trabalhoso. Tudo bem, eu entendo, mas é por isso mesmo que você não deve utilizá-lo. Quando você não faz o trabalho, você tem menos controle sobre o produto final, e quando você não tem controle sobre o seu logo, você provavelmente vai acabar com algo que não seja memorável.


Não se preocupe – utilizar uma ferramenta criadora de logos não significa que você terá de fazer todo o trabalho de design sozinho, mas confie em nós, não é tão difícil. A ferramenta de logos Logogenie faz com que seja incrivelmente fácil para qualquer pessoa criar o  seu próprio logo premium sem a necessidade de possuir experiência com programação ou design. 

 

Qual a Diferença Entre um Criador de Logos e um Gerador de Logos?


Simplificando, um gerador de logos gera um logo para você, e um criador de logos lhe dá os recursos que você precisa para criar o seu logo.


Vamos analisar os criadores de logos primeiro.


A Logogenie oferece o melhor dos dois mundos. É um gerador de logos e ao mesmo tempo uma ferramenta criadora de logos! Você começa com um template que é gerado automaticamente com inteligência artificial, isso significa que a Logogenie irá oferecer designs de logos para você baseados nas informações de sua empresa! Então, você poderá customizar o logo com as ferramentas disponíveis no website.


Cada criador de logos possui um conjunto de ferramentas com funcionalidades diferentes, mas em geral todas elas proporcionam recursos para modificar o formato do logo, sua paleta de cores, a fonte do texto e a imagem principal do logo.
Alguns criadores como a Logogenie possuem acervos com diversas fontes, imagens e templates para você utilizar, enquanto outras… não.


 

Quando você estiver procurando pela ferramenta criadora de logos certa para criar o seu logotipo, certifique-se que escolheu uma que lhe ofereça muitas opções para customização. Então… Há também os geradores de logos.
Assim como as ferramentas criadoras de logos, cada gerador é diferente, mas todos eles funcionam da mesma forma básica:


- Você dá informações como o nome de sua empresa e um slogan
- Você escolhe a sua indústria
- Você escolhe algumas palavras-chave que indiquem a personalidade de sua marca
- Você escolhe uma ou mais cores para a sua marca


Uma vez que você deu estas informações, você receberá uma sugestão de logo ou páginas de sugestões. Eles são gerados utilizando um algoritmo que processa as informações que você deu e captura a persona de sua marca. O problema é que é um algoritmo, não é humano. E sua marca precisa ser atraente para humanos, não computadores. Para criar algo que seja atraente para olhos humanos, seu logo deve ser criado por um humano. 


Um designer humano sabe quando poderá quebrar as regras para criar um design eficiente. Um computador não. Quando seu logo é criado por um algoritmo, ele poderá estar tecnicamente dentro dos padrões - por exemplo um logo quadrado em azul escuro para um banco, um logo rosa e circular para uma padaria - mas, não necessariamente vai capturar a essência de sua marca e como ela se diferencia das outras. Por exemplo, você pode querer dar destaque aos valores progressivos de seu banco ao adicionar um raio amarelo no seu logo azul marinho. O algoritmo não faria isso porque isso não encaixaria em sua lógica.

 

Geradores de Logos Populares


Nós cobrimos alguns desses geradores de logos em um post anterior. Suas diferenças vão além de que tipo de informações você precisa dar e quantas sugestões de logos você virá receber – alguns oferecem suporte após você ter gerado o seu logo e alguns oferecem maneiras convenientes de impressão para seu logo em cartões de visitas, canetas ou outros produtos.


Geradores de logos podem ser populares, mas eles não são mais fáceis do que as ferramentas criadoras de logos. Claro, há menos trabalho envolvido – você literalmente precisa apenas adicionar alguns componentes principais e deixar o algoritmo trabalhar – mas quando chega na hora de customizar o seu logo, você fará a mesma coisa: trocar cores, testar fontes diferentes, mudar a imagem principal do logo. 

 

Um Criador de Logos Significa Mais Opções


Ao utilizar um gerador, você não começa do zero. Em vez disso, você inicia com qualquer conceito que a inteligência artificial ofereceu para você. Mas isso não significa que você não pode customizar o seu logo – normalmente você pode – mas muitas vezes você está limitado a apenas algumas opções. Por exemplo, Um gerador de logos pode ter apenas um pequeno número de opções de templates para cada indústria.


Se você selecionou “construção” como sua indústria no questionário inicial, você irá apenas ver as opções de templates que o gerador possui para a área da construção. Isso significa martelos cruzados, logos quadrados com triângulos em cima para parecerem-se com casas e outras imagens genéricas relacionadas à construção. Isso também significa que você não terá acesso a templates para outras indústrias, como serviços criativos ou educação. 


Aqui a razão porque isso é ruim: você está perdendo acesso a templates que potencialmente poderiam ser perfeitos para a sua marca. Digamos que você tenha um estúdio de dança que ofereça noites de música country. Você escolhe "estúdios" para a sua indústria e recebe vários templates que possuem tripés de fotografia, cavaletes de pintura e rolos de filmes. Talvez você até receba um template com um canhão de luz ou um par de sapatilhas de balé. Se você tivesse selecionado "moda" talvez você tivesse a opção de criar um logo com um chapéu de caubói ou um par de botas, fazendo com que seu logo tenha mais a ver com seu estúdio de dança.


O mesmo acontece com as fontes. Ao escolher algumas palavras-chave  o gerador escolherá uma ou algumas fontes que combinem das palavras que você escolheu. O algoritmo não considera que você  possa ter uma personalidade diferenciada e proporciona sugestões criativas. Basicamente, quando você utliza um gerador de logos você acaba restringindo a sua marca. 

 

Como Escolher Um Criador de Logos


Há diversos criadores de logos na internet e como os geradores, eles variam em qualidade. Quando você estiver procurando pela ferramenta de logos perfeita, procure por uma que lhe dê mais opções. Isso significa centenas de fontes, diversas cores para escolher e a habilidade de alterar o seu logo de diversas formas.

 

Aqui uma pequena amostra do que a ferramenta de logos da Logogenie oferece:


- Centenas de fontes, categorizadas em sete grupos diferentes
- A habilidade de sobrepor quantos elementos você quiser para criar um logo com profundidade
- Uma escala completa de cores – sem esquemas pré-determinados.
- Um acervo cheio de ícones para usar, e completamente customizáveis



Quando você estiver escolhendo sua ferramenta criadora de logos, não olhe apenas para as opções de customização. Olhe também outras coisas que a ferramenta oferece:


- Redimensionamento
- Formatos vetor, para que você possa aumentar e diminuir seu logo com facilidade
- Um preço que caiba no seu bolso

 

Tire o Máximo de Um Criador de Logos

 

Uma ferramenta criadora de logos lhe dá ferramentas, mas elas serão tão eficientes quanto seu olhar de designer. Se você não estiver familiarizado com como cores, formas e fontes comunicam a persona de sua marca, afie seu conhecimento com estes posts recentes em nosso blog:


- Quais São os Diferentes Tipos de Fontes Para Utilizar em o Seu Logo
- Utilizando formas geométricas no design de seu logo: As Emoções Por Trás dos Círculos, Quadrados & Mais
- O Significado das Cores e Como Usá-las no Design de Marca


Reserve um tempo para entender como transmitir a personalidade de sua marca visualmente com eficiência, e então esboce algumas idéias. Vá para a ferramenta criadora de logos com essas idéias para que você possa utilizá-las como referência.


Tente diferentes combinações de cores para seu logo. Teste variações dessas cores também, como tons mais claros e mais escuros, tons mais ou menos saturados e também inverter as cores no logo. Uma boa ferramenta de logos lhe dá um número ilimitado de modificações (diferentemente de um gerador de logos, que muitos limitam o número de modificações que você poderá fazer). Aproveite e brinque com seu logo até ele ficar perfeito. 


Conheça a ferramenta bem também. Um criador de logos com muitas ferramentas pode parecer intimidante no início, porém mais ferramentas significa mais opções de customização. Teste cada opção e veja o que acontece com seu logo, teste estilos diferentes, como sombras ou preto e branco ou cores. Você provavelmente precisará de diversas versões de seu logo - tamanhos diferentes, uma versão mais minimalista para espaços menores, como sua conta de Twitter e uma versão em preto e branco ou em escala de cinza para impressões onde cores não é uma opção. Quanto mais proficiente você for com a ferramenta, melhor equipado você estará para utilizá-la para criar e customizar um logo que capture perfeitamente a essência de sua marca.

 

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