Comece a criar o seu logótipo

Modernizando o seu Design de Logo: Deletar e Começar de Novo, ou Adaptar seu Logo Antigo?

Publicado: 17/11/2020

Por mais que nós tentamos lutar contra isso, o mundo está mudando todos os dias. Em alguns casos, piadas que eram engraçadas há 10 anos atrás agora são ofensivas, e como todos nós somos testemunhas, tendências vêm e vão, e algumas retornam.


O seu negócio não está imune a essas mudanças que estão acontecendo no mundo. Talvez você tenha começado o seu negócio quando a internet estava começando e agora você está podendo oferecer compras online, além de sua loja física. Ou talvez você tenha herdado a padaria que seus avós fundaram e operaram por décadas. Quando eles iniciaram o negócio eles não cogitavam oferecer opções sem glúten ou veganas e não conseguiam nem imaginar que clientes poderiam fazer pedidos por um aplicativo e receber entregue na porta deles. Hoje, esses são elementos-chave do seu plano de negócio.
 
Nos dois cenários acima, um novo logo é uma maneira eficiente de mostrar para o mundo que a sua empresa mudou para se encaixar com a atualidade. Mas, é melhor substituir o logo antigo por um novo ou fazer modificações no seu logo atual para dar-lhe uma aparência renovada? Da mesma forma que muitas outras perguntas sobre logos e design gráfico, a resposta é: depende da situação.


Motivos para Mudar ou Atualizar o seu Logo

 

Há diversos razões para você querer mudar ou renovar o seu logo. Aqui temos algumas delas:


- Você está expandindo a sua marca a nível nacional
- Você está expandindo a sua marca nacional a nível internacional
- Você está se preparando para servir um público alvo diferente
- Você mudou o seu modelo de negócio 
- Você mudou o tipo de produtos que oferece
- Você está está incorporando sua empresa à outra
- Você está lançando algo novo para a sua empresa, por exemplo uma loja online 
- Seu logo atual está ultrapassado

 

Seu logo é a imagem pública de sua marca. Ele precisa descrever com precisão a sua marca em uma só imagem, o que pode ser desafiador. Existem maneiras sutis de mostrar a persona de sua marca através da escolha de fontes, paleta de cores e até formas que você opte por adicionar ao seu logo. Se você não estiver familiarizado com esses elementos, reserva algum tempo para ler sobre o assunto em nosso blog. 


Quando uma empresa muda drasticamente, é provável que seu logo não irá mais descrevê-lo com precisão. Por exemplo, se você é uma lanchonete pequena que oferece comidas para levar e está expandindo para se tornar um restaurante, as sugestões utilizadas em seu logo para dizer ao público que você oferecia comidas práticas, rápidas e baratas, como círculos e letras não serifadas não estão mais enviando a mensagem correta. Clientes que procuram uma experiência mais requintada podem descartar você como uma opção porque quando eles vêem o seu logo pensam: “balcão de entregas". 
 


As vezes, não é que o seu negócio está mudando, mas sim o público-alvo que você está querendo atingir. Talvez você tenha uma loja de automóveis. Sabendo que carros usualmente são considerados algo para o “público masculino, seu logo é um octógono azul-escuro com uma fonte em negrito. Mas ao longo dos anos você percebe que está perdendo dinheiro por não conseguir conquistar o público feminino, e você decide renovar o seu logo e levá-lo em uma direção mais neutra. A sua empresa não mudou, mas como você apresenta a sua marca para conseguir se conectar com um público que antes não estava conseguindo alcançar.


Há também a questão de fusão entre duas empresas. Seja essa fusão igualitária ou sua marca for incorporada à uma empresa maior, ou se você está adquirindo uma outra empresa, geralmente é necessário se ter um logo novo. Para muitas empresas que passam por isso, a resposta é criar um logo que incorpore elementos de ambas empresas, como o logo da ExxonMobile, que manteve o vermelho da Mobile quando as duas marcas se fundiram. 

Como você pode ver, há diversas razões para você mudar o seu logo. Outro motivo seria se seu logo simplesmente parece estar ultrapassado. Se sua marca está ativa há um bom tempo, existe uma grande chance de seu logo possuir tendências de design antigas. Talvez isso dê a seu logo um visual vintage, mas também poder ser que ele apenas pareça antiquado.

Não é sempre fácil dizer quando um logo está simplesmente ultrapassado ou não representa mais a marca com precisão. Uma maneira de descobrir se seu logo está ficando gagá é compará-lo com outros logos da mesma indústria. O seu parece ser mais antigo que os outros? Se sim, provavelmente é hora de fazer uma mudança.
 
Mas espera aí – alguns logos famosos nunca mudam. Um grande exemplo ;e a Coca-Cola, que basicamente tem o mesmo logo desde 1886. 



Talvez seu logo Não precise mudar, Talvez ele seja perfeito e comunique a persona de sua marca da mesma forma desde o primeiro dia, mesmo que seu negócio tenha evoluído e crescido ao longo dos anos. Se esse for o caso, então parabéns! Você possui um logo atemporal


Mas como você pode dizer mesmo se seu logo é atemporal o suficiente  para permanecer o mesmo enquanto sua marca se transforma? Continue lendo para aprender mais sobre que considerações fazer quando você está pensando em dar um retoque em seu logo.


O que pensar quando você estiver pensando em atualizar seu logotipo


Ao pensar em fazer um update em seu logo, pergunte-se algumas questões para determinar se esta é a escolha correta:

- Meu logo atual está ilustrando minha marca com precisão?
- Meu logo está se comunicando com meu público-alvo?
- Se você pudesse reinventar seu logo agora mesmo, como ele se pareceria? 
- Esse novo logo se parece com seu logo atual?

A próxima pergunta é: é melhor criar um logo completamente novo ou apenas modificar o que você já possui? A resposta? Novamente, depende.


Se você resolver que seu logo atual está funcionando de certa forma mas poderia funcionar melhor, provavelmente o melhor caminho seria atualizá-lo. Isso também é verdadeiro se você não estiver modificando o nome de sua marca ou o seu modelo de negócio. Ao simplesmente modificar seu logo para fazê-lo acompanhar mais as tendências atuais você evita que seu público fique potencialmente confuso.
 



Se sua empresa estiver passando por mudanças drásticas, como um novo nome, um novo modelo de negócio, mude o que oferece ou entre em um novo mercado, você provavelmente precisa de uma mudança mais extrema. Se esse for o caso, esse é o caminho a se seguir.

Maneiras de Adaptar seu Logo


 
Se você escolher renovar o seu logo, faça um brainstorm sobre como fazer modificações sem mudar os elementos-chave que fizeram que seu logo original fosse tão eficiente.
 
As vezes, tudo que seu logo necessita é parecer renovado com uma pequena mudança na paleta de cores. Você nem precisa mudar as cores, apenas as tonalidades delas, como a Visa fez quando redefiniram o logo deles. 

 
Outra forma de fazer um update em seu logo é mudar a fonte. Você pode querer escolher uma mais arredondada, mais moderna, ou talvez queria levar o logo em uma direção diferente e dar a ele uma fonte serifada para adicionar um ar de sofisticação.


Você também pode remover um elemento de seu logo para que a tipografia ou as imagens se destaquem sozinhas. Por exemplo, a curva da Nike é reconhecida imediatamente em qualquer lugar. Ela não precisa da palavra Nike, ela se dá muito bem sozinha. 

 

Projetando um novo logotipo

 

Quando não há nenhuma forma realística de renovar seu logo para que ele combine com sua nova marca, a melhor solução é criar um logo totalmente novo. Muitas marcas já fizeram isso – as vezes você precisa se reinventar completamente para se manter relevante no mundo atual.


Um novo logo pode possuir elementos de seu logo antigo, como o logo da AT&T que manteve os mesmos tons de azul utilizados na versão de 1969, quando eles mudaram para o globo. Desta forma, você mantém algum elemento tangível do reconhecimento de sua marca enquanto reinventa ela, porém você não está restringido ao tentar encaixar seu antigo logo em uma nova identidade de marca. Porém se essa abordagem não funciona para sua marca, não force. As vezes você precisa apagar tudo e começar do zero.


Ao criar um novo logo, recomece do começo. Pergunte-se as mesmas questões de quando você estava criando seu primeiro logo, como: 


- Para quem é a minha marca?
- Que produto ou serviço eu ofereço?
- O que nos separa da competição?
- Quais são nossos valores? E como nós operamos, de acordo com esses valores?
- O que os compradores esperam dessa marca?
 
Então, comece trabalhando alguns designs baseados em suas respostas. Como mencionamos acima, elementos de design em seu logo como cores e formas e fontes que você usa irão sutilmente contar ao mundo como a sua marca é e o que as pessoas devem esperar dela. Pense na personalidade de sua marca e determine as escolhas de design que melhor comunicam ela, como um tom saturado de verde para uma empresa confiável de cuidados com o jardim ou um logo azul claro circular para um salão de belezas para crianças.


Lembre-se, se você for apenas fazer um upgrade em seu logo ou recriá-lo do início, você precisará de um orçamento para isso. Seu novo logo irá para diversos lugaresL: seu website, seus cartões de visitas, sua assinatura e todas as peças publicitárias que sua empresa criar. Qualquer modificação em seu logo tomará tempo e custará dinheiro para substituir o logo antigo pelo novo.


For sorte, criar um novo logo não precisa custar muito caro. Com a ferramenta de criação de logos Logogenie você pode criar um logo profissional você mesmo em apenas alguns minutos, sem precisar de experiência com programação os design.

 

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